STF publica acórdão referente ao pagamento da URV

Written by sind-admin. Posted in Noticias

Tagged: ,

stf1

Published on fevereiro 11, 2014 with Nenhum Comentário

O Supremo Tribunal Federal publicou nesta segunda-feira (10) no Diário da Justiça Eletrônica do órgão o acórdão do Recurso Extraordinário (RE) 561.836 contendo todas as diretrizes para o pagamento da URV, assegurando ao servidor o direito de receber os valores referentes às perdas salariais ocorridas em razão da mudança do cruzeiro real para a Unidade Real de Valor (URV) em 1994 durante a transição para o real com base na Lei Federal 8.880/1994.
Na época da implantação do plano real, com o objetivo de controlar a inflação o governo criou um índice de indexação da moeda, a Unidade Real de Valor (URV). Com as mudanças os servidores públicos não tiveram o salário corrigido de modo proporcional, o que gerou passivos nos vencimentos dos trabalhadores com perda de até 11,98%.
Em setembro de 2013, por unanimidade de votos, o STF deu provimento parcial ao Recurso interposto pelo Estado do Rio Grande do Norte contra o Tribunal de Justiça local, por este ter determinado a conversão dos vencimentos de uma servidora baseada na Lei estadual 6.612/1994, o que acarretou perdas a funcionária. O caso repercutiu em todo o país.
De acordo com a determinação o ministro relator do recurso Luiz Fux destacou que cabe a União a competência exclusiva sobre o sistema monetário e que qualquer lei estadual ou municipal que estabeleça forma de conversão é institucional.
A publicação já foi encaminhada ao departamento jurídico do SINDPOC, que irá avaliar os efeitos da decisão.

Nenhum Comentário

Comments for STF publica acórdão referente ao pagamento da URV are now closed.