Sindpoc sugere propostas de enfrentamento e combate ao assédio moral e sexual na Polícia Civil

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc) se reuniu com a secretária estadual de políticas para mulheres do Estado, Neuza Cadore, e entregou uma sugestão de propostas de enfrentamento e combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho da categoria, na manhã da última terça-feira (10).

Na oportunidade, foi apresentada uma minuta com algumas proposições e o pedido que sejam implementadas medidas de prevenção e combate ao assédio, com brevidade, principalmente, nas forças da segurança, a fim de conscientizar e “educar” os assediadores dentro das instituições. Uma das observações diz respeito à criação de uma ouvidoria externa independente em todo o Estado que possa recepcionar as denúncias de assédio e violência contra as policiais.

Outra sugestão consiste na criação de uma disciplina obrigatória nos cursos de formação dentro das academias de polícias, além do endurecimento das penas a serem aplicadas àqueles que insistem em cometer práticas assediosas, dentre outros pontos também importantes. Foi sugerido a implementação, inclusive, por meio de decreto do governador, de políticas de valorização e de combate a todos os tipos de violências contra as mulheres das forças da segurança pública.

A vice-presidente, Ana Carla Souza, defendeu a liberdade e o respeito perante às mulheres. “É preciso enfrentar o machismo dentro das instituições e colocar a mulher onde ela quiser estar, com a competência e a dedicação de nossas mulheres” frisou.

“Sabemos da dificuldade em colocar em prática essas propostas até porque estamos lidando com instituições, que até pouco tempo não admitiam mulheres nos seus quadros, mas alguém precisa furar essa bolha e começar a plantar uma mudança, mesmo que lenta, para as futuras gerações de policiais femininas”, ressaltou a secretária-geral do Sindpoc, Luciene Rodrigues.