Durante os dias 26 e 27 de julho ocorreu, em Brasilia (DF), o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI-2), no salão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que contou com a participação do Ministro Flávio Dino, além de outros ministros, prefeitos e autoridades de todo Brasil.
No lançamento do Pronasci- 2 , além do seminário inicial com a presença do Ministro Flávio Dino, o público foi contemplado com palestras e oficinas sobre experiências nacionais e internacionais exitosas na área da Segurança Pública. O evento teve a participação de representantes municipais que discutiram as prioridades e estruturas necessárias à implementação do programa federal nas cidades.
O diretor do Sindpoc, Roberto José, foi convidado para participar de algumas mesas temáticas do evento. Na oportunidade, apresentou proposta sobre a carreira do policial civil, ciclo completo da atividade policial e sobre o novo papel dos municípios na segurança pública no Brasil.
"É importante mencionar que o novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania é um programa do Governo Federal que tem foco na prevenção, controle e repressão da criminalidade, e conta com eixos prioritários, políticas de enfrentamento e prevenção à violência contra as mulheres, combate ao racismo estrutural e à violência de gênero", frisou Roberto José.