As mulheres de Itabuna agora têm acesso a um espaço mais acolhedor para denunciar violência doméstica graças à inauguração da nova sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) na cidade. A entrega da sede ocorreu no início da tarde de segunda-feira (24) pelo Governo do Estado e contou com as presenças do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, da Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e do diretor jurídico do Sindpoc, Roberto Cerqueira.
A nova delegacia, localizada no Complexo Policial da cidade, faz parte dos investimentos promovidos pelo Programa de Modernização das Estruturas Físicas da Segurança Pública. O programa prevê intervenções em quase 700 unidades em todo o estado, com a aplicação de mais de R$ 600 milhões. Além de ser mais amplo e confortável, o novo espaço oferece espaços de escuta individualizada, promovendo mais privacidade para o atendimento das vítimas. A unidade também possui espaço para acompanhamento psicológico especializado e área reservada ao público infantil.
Marcelo Werner destacou que "a entrega das Deams está entre as prioridades do governo e que esse tipo de investimento oferece mais acolhimento às vítimas e melhores condições de trabalho aos servidores". O secretário afirmou ainda que "a rede de proteção para as mulheres precisa funcionar por completo e que uma Polícia Judiciária estruturada e capacitada colabora para isso", pontuou.
A delegada-geral lembrou outras obras que estão em andamento nas unidades da Polícia Civil no município, como a sede da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes que passam por intervenções na estrutura física e devem ser inauguradas em breve.
Essa é a quarta nova sede de unidade policial entregue pelo Governo do Estado em 2023, e o programa de modernização já beneficiou diversos municípios, como Salvador, Irecê e Serrolândia. Desde o início do projeto, mais de 30 novas sedes de unidades já foram entregues e há dezenas em construção em todas as regiões do Estado. Dessa forma, o Sindpoc reconhece o esforço do Governo do Estado da Bahia em ampliar e melhorar as estruturas com reformas, construção de novos prédios, novas viaturas, equipamentos, armamentos, dentre outros, entretanto, devemos lembrar que toda essa engrenagem é feita pelo policial, que precisa ser valorizado, com avanços e ganhos salariais, aumento de efetivo com novos concursos e capacitação profissional.