A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, na última terça-feira (25), audiência pública sobre a necessidade de implementação da Polícia Penal na Bahia. A criação da Polícia Penal foi aprovada pelo Congresso Nacional há mais de três anos, através da Emenda Constitucional nº 104/2019, mas a Bahia é o único Estado que ainda não implementou a Polícia Penal no Brasil. O Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sinspeb) acredita que a medida irá trazer mais reconhecimento aos servidores do sistema prisional e benefícios à sociedade civil, pois, segundo a entidade, irá fortalecer o combate à violência e ao crime organizado no Estado.
A audiência foi articulada pelo deputado estadual Diego Castro (PL-BA) e contou com as presenças dos diretores do Sindpoc Ana Carla Souza, Érico Araújo, Jadilson Ferreira , Luciene Rodrigues, de diversos parlamentares, representantes de sindicatos, e policiais de quase todos os Estados do país.
A vice-presidente do Sindpoc, Ana Carla Souza, destacou a importância da implementação da Polícia Penal para o reconhecimento e valorização dos servidores. "A demanda por essa mudança é antiga e os policiais esperam que suas vozes sejam ouvidas e que seja implementada em breve".