Sindpoc Itinerante: discute salário de nível superior e cadeia de custódia em Juazeiro

Em visita ao Complexo Policial da cidade de  Juazeiro, nesta terça-feira (3), o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), por meio da iniciativa Sindpoc Itinerante, debateu com a categoria o andamento das negociações referente ao salário de nível superior e a questão cadeia de custódia.

Durante a reunião, o presidente do SINPOC, Eustácio Lopes, juntamente com os diretores sindicais, Edvaldo Santos, Herasmo Mendes, Agrimaldo Souza e a diretora Marielza Cavalcanti dialogaram com a categoria acerca da regulamentação do salário de nível superior, que voltou a ser discutida entre representantes de entidades sindicais e do Governo Estadual no último dia 25 de abril. "Explicamos aos colegas a última rodada [de negociações] com o Governo e o gestão estadual rejeitou regulamentar o artigo 46, parágrafo 1º da lei nº 11.370/2009", relatou  Lopes.

Na sequência, o presidente do SINDPOC destacou que o pleito, "além do salário de nível superior para Investigadores, Escrivães e Peritos Técnicos, é um novo plano de cargos e salários que contempla todo mundo: delegados, peritos e demais carreiras. Mas a categoria entende que deve apresentar ao Governo, pauta única".

No encontro também foi pautado a entrega de custódia de presos e a recusa a custodiar em cartórios das delegacias bens apreendidos, drogas, objetos de crime e periciados. "Hoje a lei da cadeia de custódia [diz que] esses bens devem permancer no DPT, mas o DPT tem recusado e aí permanecem em cartórios drogas, armas e o policiais tem adoecido porque não tem armário, não tem cofre, não tem depósitos adequados", explicou o Eustácio.

Em momento oportuno, a diretoria sindical informou aos colegas sobre a realização de Assembleia da Categoria, simultaneamente presencial e virtual, no dia 24 de maio de 2022, para explicar a estratégia da luta e a dialogar a respeito da próxima reunião com o Governo da Bahia no dia 25 do mesmo mês.