Dirigentes sindicais e autoridades participam das comemorações dos 30 anos do Sindpoc

Dirigentes, ex-dirigentes, deputados, vereadores, lideranças sindicais e representantes da categoria marcaram presença, nessa quarta-feira, dia 13, no café da manhã em comemoração aos 30 anos de fundação do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc). O evento foi realizado na sede da entidade, no centro de Salvador.

Fundado em 1989, logo após o fim da ditadura militar, a entidade nasceu da antiga associação de peritos criminais, criada, anos antes, pelo fundador do Sindpoc, Alcindo Anunciação, na esteira da abertura política e promulgação da Constituição Federal de 1988. “O embrião do Sindpoc se deu em torno dos peritos, que, à época, se organizava clandestinamente, já que era proibida a atividade sindical no Brasil, devido ao regime ditatorial”, lembrou Anunciação, durante sua fala.

Nas três décadas de atividade, a entidade foi responsável por mobilizar milhares de policiais em prol de demandas da categoria e, consequentemente, da sociedade. “Quando o Sindpoc se mobiliza, e isso aconteceu nesses trinta anos, está sempre em busca de avanços para nós, trabalhadores, mas que refletem na melhoria dos serviços prestados ao povo”, explica o atual presidente, Eustácio Lopes.

Hoje, a entidade conta com aproximadamente quatro mil sindicalizados e compreende todas as sete carreiras da polícia civil baiana, a exemplo dos peritos, investigadores e delegados. Oferece aos seus filiados serviços como atendimento jurídico gratuito, hospedagem na capital, atividades esportivas e culturais, convênios com universidades, clínicas médicas e outros benefícios.

O deputado estadual Hilton Coelho participou da solenidade e se colocou à disposição da categoria. “Sabemos das dificuldades por que passa a corporação, desde delegacias precárias até a falta de material bélico e viaturas, por isso, tenho colocado meu mandato sempre ao lado do Sindpoc e dos policiais, na luta por melhorias básicas”, afirmou o parlamentar.

Presenças – Marcaram presença nas comemorações, ainda, o ex-presidente do Sindpoc, Marcos Maurício, o deputado estadual Niltinho, os vereadores de Salvador, Marta Rodrigues, Marcos Mendes e Hélio Ferreira, representantes dos sindicatos dos rodoviários, dos agentes penitenciários e dos vigilantes.