O presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, o presidente da Aepeb Sindicato Jefferson Barlito, o presidente do Sindpep, Matheus Bereh, e o presidente do Sinspeb, Reivon Pimentel, participaram da 13° Semana de Segurança Cidadã e Justiça no Brasil 2023, promovida nesta semana, pelo Banco Interamericano (BID), em Salvador, no Hotel da Bahia.
Eustácio Lopes destacou a importância do evento para fomentar o debate e a reflexão sobre a necessidade de uma Segurança Pública que vise combater à violência e às organizações criminosas sem perder de vista a preocupação com a cidadania, com a cultura de paz, e com o respeito aos Direitos Humanos.
" O Seminário abordou pontos cruciais da segurança pública no nosso país e no mundo. Foi um momento importante de discussão e uma oportunidade para pensarmos de forma coletiva os nossos desafios", apontou o presidente do Sindpoc.
Na ocasião, a assessora especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil e Coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), Tamires Sampaio, pontuou que o governo federal está redobrando os esforços para enfrentar a crescente onda de violência que atinge as mulheres e para promover políticas de segurança com cidadania.
"O enfrentamento à violência contra a mulher é uma prioridade que transcende o Ministério das Mulheres e envolve esforços conjuntos de diversos ministérios. Em parceria com o Ministério da Segurança Pública, o governo federal está empenhado em construir políticas eficazes para proteger as mulheres. Essa colaboração resultou na construção de 40 "Casas da Mulher Brasileira" em todo o país. Essas casas são espaços públicos que reúnem uma rede completa de apoio, incluindo, juízes, promotores de justiça, defensores públicos, assistentes sociais e psicólogos, além de oferecer acolhimento para crianças. O objetivo é proporcionar um ambiente seguro destinado às as mulheres que enfrentam violência, para facilitar a denúncia e o acesso a serviços essenciais", frisou Tamires Sampaio.