Durante ciclo de formação para agentes de segurança escolar, no município de Juazeiro, região Norte da Bahia, o diretor e coordenador da Secretaria do Interior do Sindpoc, Edvaldo Santos, destacou a importância da Segurança Pública "ser pensada" de forma transversal e ressaltou a necessidade de cursos destinados à qualificação dos profissionais que atuam no âmbito da segurança escolar.
"A participação do Sindpoc na capacitação dos Agentes de Segurança Escolar reforça a necessidade de se pensar em um novo modelo de segurança pública, com a participação de vários seguimentos da sociedade, de forma transversal, onde todos são agentes importantes, bem como para um novo modelo de segurança pública", frisou Edvaldo Santos.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), junto ao Núcleo de Segurança Escolar, em parceria com o Sindpoc e a Polícia Militar da Bahia. A conclusão do ciclo de formação ocorreu na última segunda-feira (28), o evento aconteceu no auditório da Seduc, e reuniu cerca de 300 profissionais, divididos em cinco turmas, com o objetivo de orientar e reforçar as medidas de segurança nas escolas.
O projeto é uma idealização do guarda municipal Ailton Santos. " A prefeitura municipal de Juazeiro está saindo na frente capacitando os Agentes de Segurança Escolar. Estamos preocupados em manter o ambiente escolar seguro, onde realmente se possa aprender, brincar e construir cidadãos", celebra o servidor.