Diretores do Sindpoc e do Sindpep participaram da "Caravana de Direitos Humanos", promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia( SJDH), sob o comando do secretário Felipe Freitas, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Instituto Pedro Melo, Ministério Público do Trabalho (MPT), e Defensoria Pública (DPE), no município de Serrinha, na última terça-feira (29).
A iniciativa beneficiou a população local com emissão gratuita de RG, certidões de nascimento, emissao do Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), atendimento da Embasa, Coelba, dentre outros serviços do Estado, e palestras. Na ocasião, o projeto emitiu cerca de 250 RGs. A ação será promovida mensalmente em todos os municípios baianos. Em setembro, a população de Vitória da Conquista será a próxima a ser contemplada com o projeto. O atendimento foi coordenado pelos peritos técnicos Antônio Sande e Felipe Andrade.
O presidente do Sindicato dos Peritos Papiloscopistas (Sindpep), Mateus Bereh, destaca que, segundo o IBGE, existem três milhões de " invisíveis" no Brasil. "O que seriam os invisíveis? São as pessoas que não têm nenhum documento de identificação. Portanto, eles não têm acesso a nenhum Programa de benefício do Estado e da União, como o Bolsa Família, dentre outros. Na Bahia, calcula-se em torno de quinhentos mil invisíveis e esses programas visam minimizar esses números, atender a população mais necessitada que não possui a documentação básica em cidades do interior do estado", esclarecere o sindicalista, ao pontuar que o Sindpoc e o Sindpep apoiam a iniciativa e são parceiros do projeto.