Reestruturação salarial e valorização dos investigadores, escrivães e peritos técnicos, melhores condições de trabalho, combate ao crime organizado, e maior investimento na investigação criminal, foram algumas das pautas discutidas entre o Secretário da Segurança Pública (SSP-BA), Marcelo Werner, e diretores do Sindpoc, Sindpep, Aepeb-Sindicato e Assipoc, no Centro de Operações Integradas de Inteligência, localizado no CAB.
O diretor do Sindpoc e coautor do livro "Por uma Segurança Pública Democrática, Cidadã e Antirracista ", Roberto José, salientou que a reunião com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, reflete a articulação política que está sendo promovida pelo atual presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, e da abertura de diálogo com o Governo do Estado. " A gente tem avançado nos ganhos e, na verdade, a perspectiva é que a gente avance ainda mais nos próximos meses. Refletimos com o secretário Marcelo Werner sobre como podemos melhorar a atuação das polícias, principalmente, da Polícia Civil que é a nossa casa. A reunião foi extremamente positiva", avalia o diretor.
Na ocasião, o presidente do Sindpep, Mateus Bereh, destacou a importância do projeto "Cidadania Rural" que tem como objetivo realizar um trabalho de identificação nas comunidades rurais, dentre outras iniciativas da entidade. " A gente tratou sobre o projeto "Identificação Cidadã" que pretende fazer identificação civil dos apenados nos conjuntos penais e tratamos também sobre demandas da papiloscopia que podem ajudar o Estado a melhorar os índices de confirmação de autoria delitiva", disse o dirigente do Sindicato dos Peritos em Papiloscopia.
O presidente do Sindicato dos Escrivães (Aepeb), Jeferson Barlito, pontuou a importância de valorização dos investigadores e escrivães e a necessidade de reestruturação salarial das carreiras. " O secretário Marcelo Werner foi bastante solícito conosco, demonstrou interesse em negociar com as entidades sobre nossas demandas salariais e demais projetos que visam melhorar a qualidade de vida da categoria ", frisou o sindicalista. O presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, e o diretor do Sindpoc e representante da Assipoc, Ary Alves, marcaram presença na reunião, que ocorreu na última segunda-feira (21).