Novidades
Investigador Raphael Rangel é indicado para a diretoria de base do Sindpoc
Seminário na 18ª Coorpin aprova OIP com valorização salarial
Saúde Itinerante do Planserv Beneficia Policiais Civis em Paulo Afonso
Sindpoc realiza seminário em Paulo Afonso e fortalece debate sobre direitos da categoria
Ótica Noronha e Sindpoc firmam parceria: "Descontos exclusivos para associados!
Sindpoc promove seminário no Complexo Policial de Paulo Afonso para planejar as ações de 2026
Jurídico do Sindpoc derruba Portaria do DPT que impedia emissão de laudos necropapiloscópicos por Peritos Técnicos
- Por Felipe dos Santos Conceição
- 17 novembro 2023 16:08
O departamento jurídico do Sindpoc conseguiu mais uma vitória. Devido ao Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia, uma Portaria do Departamento de Polícia Técnica ( DPT) que havia proibido a emissão de laudo pericial durante o trabalho de necropapiloscopia realizado por Peritos Técnicos, foi derrubada, em primeira instância, pela 6° Vara Pública da Fazenda de Salvador. Com a decisão da justiça, os peritos técnicos da Bahia irão voltar a emitir os laudos de necropapiloscopia.
O Perito Técnico Beto Durão comemora a notícia e destaca que o parecer favorável da justiça representa uma importante conquista para a categoria. " É um grande ganho para o Sindpoc e para nós Peritos Técnicos. O DPT emitiu uma portaria para nos proibir de emitir os laudos e essa é uma de nossas principais atribuições a identificação de cadáveres através das impressões digitais com a respectiva emissão dos laudos. O Sindpoc conseguiu derrubar na justiça", celebra.
" A decisão judicial reconhece que o Perito Técnico é um profissional habilitado para emitir os laudos periciais. Essa é uma luta histórica dos Peritos Técnicos e de fundamental importância para a valorização do trabalho de perícia realizado por esses profissionais que são fundamentais para o combate ao crime organizado e à elucidação dos crimes na Bahia", comemora o presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes.

Departamento jurídico