BANCO DE TELENTOS

Banco de Talentos: defensor da carreira única, policial se destaca na elucidação de homicídios

Quinze anos e meio de Polícia Civil despertaram no investigador Fábio Henrique Viveiros de Carvalho a paixão pelo trabalho investigativo. Natural de Camacan, no sul da Bahia, está lotado, atualmente, na 23ª Delegacia, em Itabela, extremo sul do estado, onde atua há 14 anos.

Com um trabalho focado na resolução de crimes, Fábio Henrique, de 47 anos, comenta que cerca de 60% dos homicídios cometidos no município são elucidados, cenário bastante distante da média baiana.  “Meu lema é investigar, eu gosto desse trabalho e conto com a ajuda especial de gente do bem, que auxilia no trabalho policial. Chamo essas pessoas de “meus colaboradores”, explica Fábio.

Em 2014, decidiu dar continuidade aos estudos e hoje, Bacharelando em Direito, tem como objetivo principal ingressar na carreira de Delegado de Polícia. “Nos últimos meses, tomei conhecimento da bandeira da Carreira Única de Policia Civil, através do Sindpoc”.

O investigador defende essa idéia e acredita na reestruturação da corporação com visão no futuro, motivando o policial a permanecer na instituição e a se aprimorar cada vez mais. “Infelizmente, devido à precariedade de nossa corporação, contra a qual temos lutado incansavelmente, há policiais que já atuam em funções diferentes das suas, muitas vezes até mesmo para não ver o trabalho travado, então nada mais justo que unificarmos de vez as carreiras”, defende.

Além de ser destaque na elucidação de homicídio, o investigador Fábio Henrique faz parte de uma associação, localizada no distrito de São João do Panelinha, em Camacan. A entidade desenvolve dois projetos: “Criança Feliz”, que realiza a entrega de brinquedos e lanches no dia das crianças; e o “Natal sem Fome”, realizado antes do dia 25 de dezembro, com distribuições de cestas básicas.