DECEMBER 9, 2022
BANCO DE TELENTOS

Banco de Talentos: escrivão Roberto José é referência política do município de Itabuna

post-img

O quadro "Banco de Talentos" do SINDPOC que tem como objetivo promover a valorização dos policiais civis baianos, homenageia, nesta quarta-feira( 29), o escrivão Roberto José, lotado na Coordenadoria de Itabuna, na delegacia de Repressão a Furtos e Roubos. O nosso servidor que faz a diferença atuou à frente da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Transportes e Trânsitos, do município de Itabuna, de 2013 a 2016.

Na condição de responsável pela pasta de cultura do município, Roberto José desenvolveu projetos direcionados aos jovens  na área de arte-educação que tinham como foco realizar um trabalho de prevenção à violência. " Além de uma repressão qualificada, precisamos fazer uma prevenção primária que é uma responsabilidade do município. Itabuna sempre aparece como uma das cidades mais violentas do Brasil, fruto de um quadro de vulnerabilidade e risco social originado pelo tráfico de drogas e falta de oportunidades aos jovens", salienta o escrivão.

Os projetos beneficiaram cerca de 7000 jovens que  aprenderam diversas linguagens artísticas, além de terem sido contemplados com palestras e debates que discorriam sobre o uso indevido das drogas e protagonismo juvenil. "Contratamos mais de 100 arte-educadores que realizaram esse trabalho de qualificação da juventude",destaca o escrivão.

À frente da pasta de Transporte e Trânsito, o escrivão Roberto José implementou um
Programa de Mobilidade Urbana o qual conseguiu reduzir em 70% o índice de acidente de trânsito, em apenas 10 meses de execução. " A mobilidade urbana de uma cidade promove, simultaneamente, mais qualidade de vida aos seus cidadãos. Eu levei para a Secretaria de Cultura e a de Transportes uma visão sistêmica de gestão pública", pontua.

Atualmente, o escrivão Roberto José desenvolve um trabalho social junto ao SINDPOC através do projeto "Fique Sabendo!" o  qual realiza palestras, debates e seminários sobre diversos temas de interesse da sociedade civil como violência e exploração sexual, Direitos da Criança e do Adolescente, entre outras temáticas. 

Roberto José é diretor do SINDPOC, foi candidato a deputado federal pelo partido Rede Sustentabilidade nas eleições de 2018 e obteve 8 mil votos válidos sendo que, seis mil votos,  foram dos moradores no município de Itabuna. O servidor é graduado em Geografia, Mestre em Geografia com ênfase em Criminologia de Ambiente e graduando de Direito. O nosso escrivão é casado, tem 45 anos, e possui como principais hobbies curtir os momentos ao lado da família e promover o bem-estar da cidade de Itabuna.

Cart