O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) visitou no dia 1º de outubro a Delegacia Territorial de Biritinga, que funciona com suporte da prefeitura e possui efetivo insuficiente.
A visita do sindicato revelou o mau estado de conservação da unidade, que apresenta rachaduras na fachada, marcas de umidade no interior e grama alta onde funciona o pátio de guarda de veículos, revelando a necessidade manutenção e o descaso do Governo do Estado com as delegacias.
Durante a visita conduzida pelos diretores do SINDPOC, Luiz Artur e Joan Wanderley, foi apurado que a Prefeitura de Biritinga cede quatro funcionários para trabalhar na DT, realizando serviço em cartório e desempenhando funções como escrivão ad hoc.
A delegacia, que é integrante da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN) de Serrinha, conta com apenas dois servidores da Polícia Civil do Estado da Bahia, sendo estes um investigador e um delegado substituto que visita a unidade duas vezes por semana.
Os diretores do SINDPOC averiguaram ainda que a Prefeitura de Biritinga é responsável pelo imóvel onde a DT da cidade funciona, além ter doado computadores e fornecer os materiais de uso em cartório e na higiene do local.