DECEMBER 9, 2022
GERAL

SINDPOC visita DT de Cairú

post-img

O Sindicato dos Policia Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) foi a Morro de São Paulo, visitar o Posto Avançado da Delegacia Territorial de Cairú, integrante da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN) de Valença. A unidade não possui viatura há quatro meses.

Parte da iniciativa SINDPOC na Estrada, a visita conduzida por Roberto Cerqueira, diretor jurídico do sindicato, revelou que a unidade não possui delegado titular e escrivão. A responsável pela DT é titular da Delegacia de Valença.

As investigações estão limitadas pela ausência de viatura. Os investigadores da unidade não contam com o veículo para a condução das atividades há quase cinco meses, quando a viatura foi levada para manutenção na Coordenadoria.

Cerqueira também avaliou que apesar do apoio da prefeitura na disponibilização de funcionários para auxiliar na limpeza do Posto Avançado da DT de Cairú, o alojamento da unidade se encontra em condições precárias e os colchões, vencidos.

Além das inadequações, a ausência do Governo do Estado também é percebida na tecnologia de que dispõem os servidores. A internet da delegacia tem origem na iniciativa privada e o sistema utilizado na rede é precário demais para dar andamento às investigações de modo ideal.

O diretor jurídico do SINDPOC comentou sobre a situação a que estão submetidas muitas delegacias por todo o Estado da Bahia. “[...] Nas delegacias visitadas praticamente inexiste o escrivão de Polícia Civil. Muitos coordenadores e ou delegados titulares, solicitam aos prefeitos funcionários para substituição dessa função, a figura do escrivão ad hoc, prática criticada pela entidade sindical”, relatou pontuando ainda que o que se percebe é a usurpação da função de um servidor público concursado.

O SINDPOC cobra do Governo da Bahia a realização de concursos para preencher as vagas existentes, fortalecendo a categoria e oferecendo à sociedade o atendimento digno e a manutenção da paz.


Cart