DECEMBER 9, 2022
GERAL

SINDPOC visita Delegacia de Manoel Vitorino que funciona com suporte da prefeitura

post-img

No último dia 24/8 o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) visitou a Delegacia de Manoel Vitorino para conhecer o funcionamento da unidade que atende à população através da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Eustácio Lopes, presidente do SINDPOC, e Roberto Cerqueira, diretor jurídico da entidade, dialogaram com servidores da prefeitura, realocados para trabalhar na delegacia do município, para compreender a dinâmica da unidade. Os serviços como: registros de ocorrências, termos circunstanciados de ocorrências (TCO), atendimento e entre outros, são realizados por servidores da prefeitura sob orientação da Delegada.

A situação da Delegacia de Manoel Vitorino, não é uma exceção no estado, infelizmente é uma realidade bastante comum em outras delegacias que sobrevivem com o suporte das prefeituras diante da redução do quadro de IPCs, EPCs e PTPCs da Polícia Civil. Segundo o Relatório Quantitativo de Vagas emitido pelo Departamento Planejamento, Administração e Finanças (DEPAF), de 8.933 cargos, 3.631 estão vagos.

De acordo com os dados apresentados no documento, existem 341 vagas para Delegado de Polícia Civil, 349 para Escrivão e 2.871 vagas para Investigador. A situação se agrava quando se analisa que, da lotação atual de 5.302 servidores, mas de 1.200 já apresentam os requisitos necessários para se aposentar.

Diante disso, o SINDPOC reitera a necessidade de concursos para que o quadro de servidores da Polícia Civil seja devidamente preenchido.


Cart