Crime 113 Sul: presidente do Sindpep comemora decisão do STF em reconhecer laudo elaborado por papiloscopistas

Durante julgamento de Adriana Villela, acusada de ter assassinado os próprios pais, o ministro aposentado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Guilherme Villela, a mãe a advogada Maria Villela e a funcionária da casa, Francisca Nascimento Silva, a 1° Turma Criminal do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a legitimidade do laudo elaborado por peritos papiloscopistas que identifica as digitais da suspeita encontrada em uma janela do apartamento.

Para a Presidente do Sindpep, Clarissa Gomes, o triplo homicídio ganhou repercussão na imprensa devido ao fato da principal suspeita ser a filha do casal. "Um laudo feito pelo Instituto de identificação tem as informações digitais de Adriana na cena do crime provando que ela esteve no local. O que a defesa irá tentar fazer é um habeas corpus no sentido de descaracterizar o laudo como uma prova científica. O habeas corpus foi impetrado pedindo a anulação do júri, ou seja, que Adriana não fosse a julgamento pelo júri popular pelo fato de que o laudo não teria o rigor científico necessário" , conta a Presidente do Sindpep.

Entretanto, a 1° Turma Criminal do Supremo Tribunal Federal( STF) validou o trabalho realizado pelos peritos papiloscopistas. Clarissa Gomes comemora o resultado do STF que legitima o laudo enquanto prova pericial oficial. " O Ministério Público provocou a turma a se pronunciar e a maioria decidiu que o laudo produzido pelos papiloscopistas é oficial e feito por um profissional de carreira. Os papiloscopistas foram legitimados enquanto peritos oficiais", pontua.

Ascom Sindpoc