Cães e guias são certificados em curso de mantreiling

Policiais civis, militares e bombeiros, por iniciativa própria e através da organização não-governamental "GBR Brasil"realizaram curso de certificação de cães e guias para o trabalho de maitriliing, neste final de semana, que tem como objetivo promover a busca e resgate de cidadãos desaparecidos e suspeitos de crimes contra a vida. O processo envolve três níveis de certificação. Os cães receberam a certificação nível 1 e em dezembro irão passar pelo nível 2.

O evento de certificação foi organizado pela 33 ° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), de Valença, distrito de Guaibim, litoral do Estado da Bahia. O investigador Marcos Mello, lotado na Coordenação de Operações Especiais ( COE), do Núcleo de Operações com Cães (NOC), em Salvador, destaca que a iniciativa é promovida pelo conjunto de agentes da Polícia Militar, agentes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, profissionais que prestam serviço de "grande valia" às instituições policiais e de resgate, no caso do Corpo de Bombeiros.

"Nos eixos Sul e Sudeste o curso já é algo muito difundido, há cerca de 10 anos, e ajuda muito na busca por pessoas desaparecidas, portadoras de Alzheimer, idosos que saem sem paradeiro e acabam se perdendo em matas e na identificação de criminosos. É um trabalho extremamente importante à investigação criminal", salienta o investigador Marcos Mello.

O curso contou com a participação do investigador Luís Bastos e certificou o cão Hunter e seu condutor, o investigador Marcos Mello. Na Bahia, o curso é Coordenado pela instrutora e certificadora da ONG " GBR", Ana Albernaz, de Franca-SP.

Ascom Sindpoc