Diretores e policiais civis filiados ao Sindpoc de Itabuna e cidades circunvizinhas passaram por um processo de qualificação em "Finanças Públicas", promovido pelo curso de "Negociação de Campanha Salarial", realizado pelo Sindpoc, sob coordenação do instrutor e especialista Jorge Nascimento.
Para o escrivão e diretor de base do Sindpoc, Roberto José, o curso promoveu empoderamento dos servidores relativo aos princípios orçamentais que regem a gestão estadual, com ênfase no orçamento da Secretaria de Segurança Pública. "Um soldado empoderado luta por 10. Precisamos entender como funcionam as finanças públicas para negociarmos e sabermos a margem de diálogo e de negociação com o Governo do Estado", afirma o diretor Roberto José, ao elogiar a iniciativa e parabenizar o Presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, pela "sacada" de idealizar o curso.
A investigadora e diretora do Sindpoc, Júlia Déborah, lotada na 1ª Delegacia Territorial de Itabuna, pertencente à 6ª Coorpin, ressalta que durante o curso aprendeu conceitos básicos como "conta corrente líquida" e nuances da Lei de Responsabilidade Fiscal.
"Por meio deste evento tivemos a oportunidade de conhecer um estudo que está sendo feito pelo colega Roberto José, que aponta o alto índice de gastos aplicados nos inquéritos policiais. Cerca de R$ 15 mil reais por inquérito. É o valor que o Governo da Bahia atualmente investe, sendo que poderiam reduzir esse custo e, em contrapartida, valorizar as carreiras com o almejado salário de Nível Superior", argumenta a investigadora.
A atividade contou com a participação do Presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, e dos diretores Roberto Cerqueira, Agrimaldo Souza, Paulo Thomé e Ângelo Freitas. O curso será realizado em todas as Coordenadorias Regionais do Estado.
Ascom Sindpoc