Com o objetivo de fazer a identificação civil e criminal dos presidiários, Itabuna inaugura unidade de identificação do Conjunto Penal

Inspirado no  projeto "Identificação Cidadã:promoção da cidadania e Garantia de Segurança Jurídica à Identificação Civil no Âmbito Carcerário", que conquistou a terceira classificação no Prêmio Inovare, foi inaugurada a primeira unidade de identificação papiloscópica  do Conjunto Penal de Itabuna(CPI), nesta segunda-feira( 20), fruto de uma parceria do Instituto Pedro Mello com a Secretaria de Administração Penitenciária( SEAP).

O perito papiloscopista explica que  nos presídios brasileiros existe uma dificuldade de documentação dos presidiários. Alberto Durão salienta que, a correta identificação além de ser fundamental para o avanço dos processos criminais, é essencial ao acesso dos presos às diversas políticas públicas do país.

"A polícia Civil e o DPT estão promovendo cidadania e ressocialização através desse projeto que tem como objetivo fazer uma identificação dos presidiários no nosso país.Não é muito incomum pessoas sendo encarceradas  de forma equivocada porque o Estado não tem a verdadeira noção da identidade das pessoas",denuncia o perito técnico.

O perito comemora a terceira colocação que o projeto alcançou no concurso Innovare promovido pelo Supremo Tribunal Federal( STF).  "Para nossa surpresa o projeto ficou entre os três melhores do Brasil! É a cidadania dentro dos presídios que queremos efetivar", frisa, ao ressaltar que o projeto é uma idealização também do perito técnico Matheus Morais e está prevista uma reunião com o Conselho Nacional de Justiça a qual irá avaliar a possibilidade do projeto ser implementado a nível nacional.