DECEMBER 9, 2022
GERAL

Policiais civis ameaçam iniciar operação padrão na próxima semana por falta de pagamentos

post-img

pc

Os policiais civis do Estado da Bahia continuam enfrentando graves problemas referentes ao pagamento de salários e de horas extras.

Passado o carnaval, maior festa do estado, muitos policiais não receberam as horas extras referentes a plantões extraordinários no Réveillon, da Operação Verão do mês de Janeiro bem como às diárias que fazem jus para trabalhar no carnaval realizado na capital e no interior. Alguns policiais, entre eles investigadores, escrivães e delegados de polícia, não receberam sequer o pagamento do salário referente ao mês de fevereiro.

Diante dessa gritante ofensa aos direitos dos servidores, os mesmos estão se mobilizando em todo estado para a partir da próxima semana iniciar a conhecida “OPERAÇÃO PADRÃO”. Tal procedimento garante o atendimento à população dentro do que determina a lei, isto é, seguindo rigorosamente às determinações legais para a execução de todas as tarefas. Como é sabido, em vários setores o serviço não é paralisado porque servidores executam tarefas aquém de suas obrigações, muitas vezes colocando em risco a própria segurança para que o serviço seja prestado. Dentre os exemplos podemos citar o deslocamento em viaturas sem condições de rodar (com pneus gastos, freios deficientes, etc), utilização de coletes e munições vencidos, trabalho em ambientes comprovadamente insalubres, entre outros. A categoria afirma que tal medida é necessária diante da recorrente indiferença com que o Estado vem tratando o problema dos pagamentos. “Desde o mês de janeiro estamos enfrentando problemas para receber salários, horas extras e até mesmo os valores referentes à alimentação e transporte. Porém a cada mês o setor de RH informa que o problema será sanado no próximo mês, o que não ocorre e com isso o prejuízo do servidor vai aumentando. Alguns policiais já acumulam perdas de quase dez mil reais entre horas extras, salários e demais vantagens”, relata um dos policiais. Muitos policiais civis também relatam já terem recorrido a empréstimos para honrar com compromissos como aluguel, escola dos filhos, entre outros. Por fim a categoria afirma que se até o final do mês de março, com a realização da “OPERAÇÃO PADRÃO”, o Estado não sanar todos os problemas com pagamento, a categoria analisa a adoção de medidas mais drásticas, como a paralisação total por exemplo.

Cart