STF aprova novos requisitos para o abono permanência: Sindpoc Celebra Conquista

Após longos debates e análises, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou o tema 1019, trazendo consigo uma série de mudanças significativas para a categoria da Polícia Civil. Dentre elas, os novos requisitos para o recebimento do abono permanência. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), o anúncio representa uma importante vitória para a categoria.

A aprovação do tema 1019 pelo STF baseou-se na Lei Complementar 51/85, que reconhece a atividade policial como atividade de risco e, portanto, especial. Isso garante uma série de benefícios aos policiais civis, incluindo a possibilidade de aposentadoria especial para aqueles que ingressaram no serviço público como policiais civis até 13 de novembro de 2019.

O presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, destaca que "essa decisão representa um avanço importante para nossa categoria. Agora, as mulheres precisam ter 25 anos de contribuição, sendo 15 anos de atividade policial e 10 anos da iniciativa privada, sem a exigência de idade mínima de 52 anos. Para os homens, são necessários 30 anos de contribuição sendo 20 anos de atividade policial e 10 anos de iniciativa privada".

Sobre o julgamento do abono  permanência, o sindicalista destaca a importância dessa conquista para os profissionais que preenchem os novos requisitos. "Agora, tanto você quanto seu colega que atendem a esses critérios podem requerer o abono permanência, proporcionando uma transição mais tranquila para a aposentadoria", finaliza Eustácio Lopes.

Essa decisão do STF representa um marco ao reconhecer a importância das atividades da categoria e garantir condições mais favoráveis à aposentadoria. O Sindpoc continuará trabalhando em prol dos interesses dos policiais civis, buscando sempre melhores condições de trabalho e de mais benefícios.

Clique aqui para ver RDV ABONO PERMANÊNCIA