Novidades
Diretores do Sindpoc visitam a 28ª DT de Amaralina
Emissão gratuita da nova Carteira Nacional de Identidade para policiais civis
Sindpoc celebra conquistas da categoria em Cruz das Almas
Jurídico do Sindpoc promove investigador para Classe Especial
Lavagem do Bonfim: " Celebramos a conquista da Integralidade e da Paridade !"
Carnaval 2026: Sindpoc, FNN e MTA propõem projetos de combate à violência às mulheres
Banco de Talentos: escrivão Roberto José é referência política do município de Itabuna
- Por Administrador
- 29 maio 2019 17:07
O quadro "Banco de Talentos" do SINDPOC que tem como objetivo promover a valorização dos policiais civis baianos, homenageia, nesta quarta-feira( 29), o escrivão Roberto José, lotado na Coordenadoria de Itabuna, na delegacia de Repressão a Furtos e Roubos. O nosso servidor que faz a diferença atuou à frente da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Transportes e Trânsitos, do município de Itabuna, de 2013 a 2016.
Na condição de responsável pela pasta de cultura do município, Roberto José desenvolveu projetos direcionados aos jovens na área de arte-educação que tinham como foco realizar um trabalho de prevenção à violência. " Além de uma repressão qualificada, precisamos fazer uma prevenção primária que é uma responsabilidade do município. Itabuna sempre aparece como uma das cidades mais violentas do Brasil, fruto de um quadro de vulnerabilidade e risco social originado pelo tráfico de drogas e falta de oportunidades aos jovens", salienta o escrivão.

Os projetos beneficiaram cerca de 7000 jovens que aprenderam diversas linguagens artísticas, além de terem sido contemplados com palestras e debates que discorriam sobre o uso indevido das drogas e protagonismo juvenil. "Contratamos mais de 100 arte-educadores que realizaram esse trabalho de qualificação da juventude",destaca o escrivão.
À frente da pasta de Transporte e Trânsito, o escrivão Roberto José implementou um
Programa de Mobilidade Urbana o qual conseguiu reduzir em 70% o índice de acidente de trânsito, em apenas 10 meses de execução. " A mobilidade urbana de uma cidade promove, simultaneamente, mais qualidade de vida aos seus cidadãos. Eu levei para a Secretaria de Cultura e a de Transportes uma visão sistêmica de gestão pública", pontua.
Atualmente, o escrivão Roberto José desenvolve um trabalho social junto ao SINDPOC através do projeto "Fique Sabendo!" o qual realiza palestras, debates e seminários sobre diversos temas de interesse da sociedade civil como violência e exploração sexual, Direitos da Criança e do Adolescente, entre outras temáticas.
Roberto José é diretor do SINDPOC, foi candidato a deputado federal pelo partido Rede Sustentabilidade nas eleições de 2018 e obteve 8 mil votos válidos sendo que, seis mil votos, foram dos moradores no município de Itabuna. O servidor é graduado em Geografia, Mestre em Geografia com ênfase em Criminologia de Ambiente e graduando de Direito. O nosso escrivão é casado, tem 45 anos, e possui como principais hobbies curtir os momentos ao lado da família e promover o bem-estar da cidade de Itabuna.

Departamento jurídico