Novidades
Emissão gratuita da nova Carteira Nacional de Identidade para policiais civis
Sindpoc celebra conquistas da categoria em Cruz das Almas
Jurídico do Sindpoc promove investigador para Classe Especial
Lavagem do Bonfim: " Celebramos a conquista da Integralidade e da Paridade !"
Carnaval 2026: Sindpoc, FNN e MTA propõem projetos de combate à violência às mulheres
Sindpoc participa da cerimônia de posse da nova diretoria do Sinppspeb
Sindpoc marca presença em evento do "Julho das Pretas" no TJ-BA
- Por João Daniel Mendes Santos da Conceição
- 23 julho 2025 16:57
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) sediou, na tarde da última segunda-feira(21), um importante evento alusivo ao Julho das Pretas, mês de luta e resistência das mulheres negras. A iniciativa reuniu autoridades do judiciário, como a Desembargadora Nágila Brito, do Tribunal de Justiça da Bahia. A magistrada é uma referência nacional na pauta de enfrentamento à violência contra a mulher no Poder Judiciário, destacando-se agora como Presidente do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cocevid).
O evento também contou com a participação da sociedade civil e teve como objetivo promover reflexões sobre o enfrentamento ao racismo, o machismo e outras formas de opressão que atingem especialmente as mulheres negras no Brasil.
O Sindpoc foi representado pela secretária-geral da entidade, Luciene Rodrigues, que participou da atividade acompanhada da investigadora Carla Sandra Vieira, ativista de pautas de gênero e raça na Polícia Civil da Bahia.
O “Julho das Pretas” é uma agenda nacional de mobilização idealizada por organizações do movimento negro e feminista, em especial do nordeste brasileiro, e marca o 25 de julho – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
“A participação do Sindpoc neste espaço reforça o compromisso do sindicato com a valorização das mulheres negras policiais civis e com o enfrentamento das desigualdades de raça e gênero dentro e fora das instituições”, destaca Luciene Rodrigues.

Departamento jurídico