Novidades
Emissão gratuita da nova Carteira Nacional de Identidade para policiais civis
Sindpoc celebra conquistas da categoria em Cruz das Almas
Jurídico do Sindpoc promove investigador para Classe Especial
Lavagem do Bonfim: " Celebramos a conquista da Integralidade e da Paridade !"
Carnaval 2026: Sindpoc, FNN e MTA propõem projetos de combate à violência às mulheres
Sindpoc participa da cerimônia de posse da nova diretoria do Sinppspeb
Sindpoc alerta para o cumprimento de horas extras indevidas na escala 24x72: "A indenização é direito do policial!"
- Por João Daniel Mendes Santos da Conceição
- 27 maio 2025 17:01
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Eustácio Lopes, se reuniu com a advogada do sindicato, Naiara Alcântara, na última segunda-feira (26), para alertar sobre os direitos dos servidores do plantão administrativo que exercem jornada de trabalho de 24 horas por 72 horas. O dirigente sindical destaca que os servidores precisam procurar o sindicato para solicitar o pagamento das horas extras.
“Convidamos os policiais civis da Bahia a virem até a sede do Sindpoc, em Salvador, ou a entrarem em contato conosco através do WhatsApp Jurídico. Iremos ajuizar a ação para corrigir a carga horária desses servidores e garantir o recebimento das horas extras realizadas”, informa o presidente do Sindpoc.
Segundo Eustácio, em meses em que os policiais fazem 7 plantões, são computadas 168 horas totais de trabalho, quando a carga horária máxima prevista para esse tipo de escala é de 160 horas. Já nos meses em que os servidores realizam 8 plantões, o total de horas é de 192, extrapolando 32 horas do limite estabelecido pelos direitos dos policiais civis. Nessas situações, é dever do Estado indenizar o policial.
A advogada do sindicato, Naiara Alcântara, pontua que os servidores precisam apresentar todos os contracheques dos últimos cinco anos e o parecer contábil. “Quem tem direito a essa reivindicação deve buscar auxílio dos advogados do sindicato para providenciar a documentação.”

Departamento jurídico