O SINDPOC convoca mobilização dos Policiais Civis para derrubada do veto presidencial que congela reposição salarial

O Senado derrubou na última quarta-feira (19), por 42 votos a 30, o veto do Presidente Jair Bolsonaro que impede a concessão de reajustes a servidores públicos. A Câmara dos Deputados irá analisar a temática nesta quinta-feira (20).

O impedimento dos reajustes foi uma contrapartida definida pelo governo federal para aprovar o pacote de socorro de R$ 60 bilhões a estados e municípios, cujos cofres foram abalados pela pandemia, porém, no projeto inicial, o congresso autorizou que governos locais reajustassem salários de funcionários da saúde e da segurança pública que trabalham na "linha de frente" do enfrentamento à Covid-19.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), Eustácio Lopes pontua que se o veto for mantido, a concessão de reajustes a categoria do serviço público fica proibida até o fim do ano de 2021. Se for derrubado, essa possibilidade volta a existir para as categorias mencionadas no projeto.
Eustácio ainda pontua que os servidores públicos da Bahia já estão há cinco anos sem reajuste linear, salários defasados e se o veto não for derrubado, os servidores serão duramente penalizados, pois só reforça o sucateamento do funcionalismo público do Estado.