Novidades
Homenagem
Avanços na Polícia Civil
Sindpoc realiza Café da Manhã em homenagem às mulheres da 9ª Coorpin
Presidente do Sindpoc parabeniza policiais civis pelo sucesso da Operação Unum Corpus
Perito aposentado de 103 anos agradece ao Sindpoc: "Tenho muito orgulho do meu sindicato!"
Novo Delegado-Geral recebe Sindpoc e entidades sindicais das Polícias Civil e Técnica
Através do setor jurídico do SINDPOC, servidora consegue pagamento retroativo referente ao Abono de Permanência
- Por Administrador
- 23 janeiro 2020 19:38

A escrivã Renilda Soares, lotada na Corregedoria da Polícia Civil, de Salvador, obteve decisão favorável na Ação que foi ajuizada através do setor jurídico do SINDPOC a qual solicitou o pagamento retroativo do Abono de Permanência, referente ao período de agosto de 2013 a maio de 2015. A servidora preenche os requisitos necessários à Aposentadoria Especial previsto na Lei Complementar nº 51/1985 mas optou por continuar em atividade.
De acordo com o normativo, mulheres que possuem 25 anos de contribuição, sendo 15 anos de atividade policial, no caso dos homens, 30 anos de contribuição previdenciária e 20 anos de trabalho na Polícia Civil, devem solicitar o pagamento do Abono de Permanência e o retroativo.
A servidora apesar de ter conseguido o Abono de Permanência pela via administrativa, precisou procurar o jurídico do SINDPOC para reivindicar o retroativo."Geralmente, quando o servidor requer o pedido administrativamente, o Governo do Estado não incorpora o retroativo ou então não paga o valor equivalente ao período em que o servidor começou a preencher os requisitos para Aposentadoria. É preciso estar atento se o valor ressarcido está de acordo com o direito que faz jus o servidor", destaca o advogado Bartolomeu Chaves, ao lembrar que as Ações referentes ao retroativo do Abono de Permanência são protocoladas no Juizado Especial da Fazenda Pública devido à rapidez na análise processual,que leva cerca de 5 a 6 meses. O Presidente do SINDPOC, Eustácio Lopes, salienta que, em virtude das diversas ações vitoriosas obtidas pela entidade, a Justiça e o Governo do Estado reconhecem o direito dos servidores ao pagamento do Abono Permanência e ao retroativo. " Agora, o servidor pode conseguir o Abono de Permanência pela própria via administrativa. Antes não era possível",frisa o dirigente sindical. A escrivã Renilda Soares comemora o resultado da sentença judicial e ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelo jurídico do SINDPOC. "Todas as minhas Ações eu entro através dos advogados do sindicato. É um serviço de extrema relevância à categoria", pontua. ASCOM SINDPOC