Novidades
Novo Delegado-Geral recebe Sindpoc e entidades sindicais das Polícias Civil e Técnica
Homenagem
Avanços na Polícia Civil
Sindpoc realiza Café da Manhã em homenagem às mulheres da 9ª Coorpin
Presidente do Sindpoc parabeniza policiais civis pelo sucesso da Operação Unum Corpus
Perito aposentado de 103 anos agradece ao Sindpoc: "Tenho muito orgulho do meu sindicato!"
Novo Delegado-Geral recebe Sindpoc e entidades sindicais das Polícias Civil e Técnica
Homenagem
Policiais civis tem o direito à gratuidade na renovação da CNH reconhecido pelo Estado
- Por Administrador
- 23 janeiro 2020 19:38

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), publicou portaria nesta sexta-feira (14), no qual autoriza a isenção da taxa para serviços de renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e mudança na categoria a profissionais dos órgãos de segurança pública que exercem a função de motorista ou motociclista de viatura.
Conforme a publicação, estão incluídos a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar da Bahia e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
Eles serão inscritos no Sistema de Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), através de formulários próprios, após o envio de documento físico e lógico pelos órgãos de segurança correspondentes a corporação. Os órgãos de segurança pública serão responsáveis pelo envio de relação nominal e arquivo lógico dos profissionais que terão direito a isenção da taxa de serviço, com as informações sobre o tipo de serviço, nome, RG, CPF e matrícula funcional, para a Diretoria de Habilitação, até o quinto dia útil de cada mês. O Estado através da Portaria n°1116, de 13 de setembro de 2018, reconhece o direito dos policiais civis que trabalham à frente da condução de viaturas de terem a gratuidade na renovação da Carteira Nacional de Habilitação(CNH). " Esse pleito é uma demanda histórica da categoria. O servidor tem a responsabilidade de conduzir as viaturas e ainda tinham que arcar com as despesas referentes à Carteira Nacional de Habilitação. Um absurdo! Essa foi mais uma grande vitória do sindicato!", comemora o Secretário-Geral do SINDPOC, Bernadino Gayoso. O Presidente do SINDPOC em exercício, Eustácio Lopes, destaca que os trabalhadores prestavam serviço ao Estado e ainda eram obrigados a custear as despesas referentes à Carteira Nacional de Habilitação. " O Estado reconhece agora o direito dos policiais que exercem atividade de direção veicular à isenção das taxas referentes à renovação da CNH", pontua. ASCOM SINDPOC