Novidades
Homenagem
Avanços na Polícia Civil
Sindpoc realiza Café da Manhã em homenagem às mulheres da 9ª Coorpin
Presidente do Sindpoc parabeniza policiais civis pelo sucesso da Operação Unum Corpus
Perito aposentado de 103 anos agradece ao Sindpoc: "Tenho muito orgulho do meu sindicato!"
Novo Delegado-Geral recebe Sindpoc e entidades sindicais das Polícias Civil e Técnica
Banco de Talentos: perito técnico é destaque na produção de Retratos Falados na Bahia
- Por Administrador
- 19 junho 2019 14:44

Nosso homenageado do quadro "Banco de Talentos", desta quarta-feira(19), é o perito técnico Vilson Costa, 41 anos, lotado no Departamento de Polícia Técnica ( DPT),de Salvador, no Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP). Nosso servidor que faz a diferença é engenheiro eletricista com especialização em Designer e Marketing e, atualmente, é responsável pelo treinamento realizado pela Coordenação de Topografia, Modelagem e Desenho, vinculado ao ( DPT), onde, além de atuar como perito, ministra cursos de capacitação e atualização dos profissionais inseridos.
Através de parceria firmada entre SINDPOC e SINDPEP, Vilson Costa já promoveu também diversos cursos de formação destinados aos peritos iniciantes de Salvador e do interior baiano, inclusive, alguns suspeitos foram capturados após o trabalho desenvolvido de qualificação e aperfeiçoamento dos peritos.
Devido à expertise que possui na arte de designer, o perito Vilson Costa atua como professor da disciplina de "Retrato Falado" da Academia de Polícia (ACADEPOL).
Retrato Falado do suspeito de ter matado Jorge Pedra que foi absolvido no Tribunal de Juri Retrato falado do estuprador da Paralela, Jessé Silva dos Santos
Nossa talento, desta quarta-feira(19), explica que o Retrato Falado tem como objetivo auxiliar na investigação ao reduzir o universo dos suspeitos e configura-se como uma representação gráfica obtida através de descrição abstrata prestada por um informante, que pode ser a vítima do crime ou uma testemunha.
O perito ressalta a importância do retrato falado à investigação criminal e lembra que consta no Código de Processo Penal enquanto ferramenta que auxilia na elucidação dos crimes. Como exemplo, cita o caso de um estupro que ocorreu na Paralela o qual o retrato falado e o exame grafotécnico do acusado possibilitaram a identificação da autoria do crime e a respectiva prisão do suspeito Jessé Silva dos Santos, 24 anos.
Apesar de salientar a importância do Retrato Falado ao processo de elucidação dos crimes, o perito esclarece que o retrato falado por si só não serve como elemento de prova judicial. O servidor menciona o caso do jornalista Jorge Pedra, que apresentava um programa de celebridades na televisão baiana " Fama e Sucesso", assassinado no hotel Democrata, localizado no bairro Dois de Julho, por Emerson Neves de Jesus, 19 anos,em novembro de 2009, o qual o retrato falado ajudou a identificar o homicida, entretanto, o acusado foi absolvido no Tribunal do Júri.
Nosso servidor elogia a iniciativa do quadro Banco de Talentos do SINDPOC e ressalta que esse tipo de trabalho que visa valorizar a imagem e a trajetória dos policiais civis ajuda a criar referências positivas dentro da Polícia Civil. "Quando você promove reconhecimento profissional, você gera maior motivação nos servidores, além de promover mais participação e interação interna da categoria", frisa o perito técnico Vilson Costa. O nosso Talento é casado, pai de uma menina, e tem como hobbies ouvir música, praticar o ato de leitura e de pesquisa, tocar violão e cozinhar.
Confiram reportagens abaixo:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1727932613914406&id=100000930511925