Novidades
Avanços na Polícia Civil
Sindpoc realiza Café da Manhã em homenagem às mulheres da 9ª Coorpin
Presidente do Sindpoc parabeniza policiais civis pelo sucesso da Operação Unum Corpus
Perito aposentado de 103 anos agradece ao Sindpoc: "Tenho muito orgulho do meu sindicato!"
Novo Delegado-Geral recebe Sindpoc e entidades sindicais das Polícias Civil e Técnica
Alerta de Golpe: Sindpoc recebe denúncias de tentativas de fraude por WhatsApp
Mulheres da construção civil fazem reforma na sede do Sindpoc
- Por Jaqueline Sousa Barreto
- 4 fevereiro 2025 15:32

Mulheres com as mãos na massa!
Mulheres da construção civil fazem reforma na sede do Sindpoc
Mulheres do Projeto "Mãos na Massa", iniciativa da Associação Trabalhadoras em Ação(MTA), em parceria com o Sintepav e com o Sindpoc, estão realizando a reforma da sede do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia, localizada nos Barris, capital baiana.
A construção civil, tradicionalmente vista como um espaço masculino, ganha novas cores e formas através do projeto "Mãos na Massa: Mulheres na Construção". Associadas à MTA estão à frente da restauração e da pintura da sede do Sindpoc. Pedreiras, pintoras e ajudantes, juntas estão transformando o espaço e quebrando barreiras.
Irailson Gazo, presidente do Sintepav, destaca a importância do projeto, e afirma que a iniciativa representa uma fantástica oportunidade para empoderar as mulheres, proporcionando-lhes independência financeira e, consequentemente, proteção contra diversas formas de violência de gênero. "Se as mulheres têm sua independência, estão menos sujeitas à violência cometida por homens", afirma Gazo, ao enfatizar o papel transformador que a autonomia pode desempenhar na vida das participantes.
A parceria com o Sindpoc, liderada pelo presidente Eustácio e sua diretoria, é celebrada por Gazo como um exemplo a ser seguido. O presidente do Sintepav expressa seu desejo de replicar o projeto em outras organizações e sindicatos, reforçando que "temos mulheres capacitadas que podem tocar as obras por todo o Estado da Bahia".
Ana Cláudia da Silva, 45 anos, é uma das participantes da iniciativa e compartilha sua experiência na construção civil. Com quatro anos de atuação na área, ela sonha em cursar Engenharia Civil. No entanto, enfrenta preconceitos que dificultam sua trajetória. "Muitas pessoas, tanto homens quanto mulheres, questionam a minha escolha pela área, acham que é um trabalho pesado e masculino", relata Ana. Apesar dos desafios, sua paixão pela profissão é evidente, e ela agradece ao sindicato pela oportunidade que está sendo oferecida.
O presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, pontua que o projeto "Mãos na Massa" não apenas proporciona uma nova perspectiva para as mulheres na construção civil, mas também desafia estereótipos de gênero, ao mostrar que a dedicação e a competência são qualidades que vão além do gênero. "As histórias de mulheres como Ana Cláudia são provas de que, com apoio e oportunidades, elas podem realizar seus sonhos e podem contribuir significativamente para o setor. É fundamental que a construção civil seja um espaço inclusivo e igualitário".