Novidades
Emissão gratuita da nova Carteira Nacional de Identidade para policiais civis
Sindpoc celebra conquistas da categoria em Cruz das Almas
Jurídico do Sindpoc promove investigador para Classe Especial
Lavagem do Bonfim: " Celebramos a conquista da Integralidade e da Paridade !"
Carnaval 2026: Sindpoc, FNN e MTA propõem projetos de combate à violência às mulheres
Sindpoc participa da cerimônia de posse da nova diretoria do Sinppspeb
Geral
Investigadora escreve texto em homenagem ao Dia do Trabalhador
- Por Administrador
- 1 maio 2019 20:20
Confiram artigo escrito pela investigadora Julia Débora, lotada na 6 ° COORPIN, Delegacia Territorial de Itabuna
A homenagem deste dia do trabalhador ( 1 de Maio) me faz refletir sobre as profissões e a importância de todas elas na vida em sociedade. Agradeço aos professores, formadores de profissionais diversos, aos garis que mantém a limpeza e a higiene nos centros urbanos, aos médicos que salvam vidas, aos advogados que devem zelar pela justiça, aos juízes e promotes que devem promover a justiça, aos pedreiros que edificam nossos lares, de modo especial e particular a cada TRABALHADOR que desempenha suas atividades laborarias cooperando pelo bem social e recebendo, em contrapartida, seu salário p sustento próprio .
Como INVESTIGADORA DA POLICIA CIVIL DA BAHIA, não posso deixar de agradecer a Deus por ter me confiado , bem como, aos meus colegas de modo geral ( PF, PRF, PFF, GCM, CARCEREIROS, PM) a missão de exercer o ofício principal da responsabilidade pela segurança pública.
No tocante a função principal da *polícia civil* é prevenir, repreender e *investigar crimes*, enquanto a polícia militar é fazer o policiamento (patrulhamento) ostensivo e preservar a ordem pública.
Necessariamente a ORDEM PÚBLICA se faz com a junção das instituições com atribuições definidas em lei, como traz o artigo 144 da Constituição Federal .
§ 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
§ 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.
*Logo, NECESSARIAMENTE precisamos trabalhar em conjunto, há uma subordinação ao Governo do Estado e como “forças” precisamos nos unir para alcançarmos o objetivo maior que a paz e o bem social .*
CONTUDO, não podemos permitir que ações desastrosas , despreparadas e alucinadas sejam apuradas como “erros” não, não foi um SIMPLES ERRO, ceifaram a vida de um inocente, poderia ser um médico, professor, engenheiro, gari, colega de profissão de uma patente inferior ou um oficial da PM ou uma autoridade policial, como foi o caso.
A HORA É DE RECONHECER O ERRO E PAGAR O PREÇO NECESSÁRIO; não se trata do preço justo, porque não há como medir a ação X a vida humana de um pessoa do bem, que nunca esteve em lado onoticiao, sempre atuando no combate a criminalidade, estamos falando de um Delegado de policia que nunca favoreceu o crime , nunca se envolveu ou fez parcerias com criminosos.
A POLICIA MILITAR SERIA SAUDÁVEL RECONHECER SUA ATROCIDADE E DESPREPARO, ADOTAR MEDIDAS DIVERSAS E EFICAZES, DO QUE CRIAR VERSÕES ALHEIAS AO FATO, existe um policial civil que presenciou toda a ação criminosa e foi vítima da situação, bem como , a omissão de todos os presentes em NAO SOCORRER a vítima, aguardando a sua morte no local do crime .
Que Deus dê sabedoria aos competentes delegados e sua equipe que estão à frente das investigações e que a VERDADE reine , por enquanto é PRECIPITADAMENTE IMATURO qualquer comentário relativo às investigações, que tenhamos a paciência em aguardar o desfecho final.
Notícias Relacionadas
Geral
Lavagem do Bonfim: " Celebramos a conquista da Integralidade e da Paridade !"
15 janeiro 2026 14:02Últimas Notícias
Geral
Emissão gratuita da nova Carteira Nacional de Identidade para policiais civis
20/01/2026 as 16:40
Geral

Departamento jurídico