Novidades
👮♂️👮🏽♀️ Promoções Extraordinárias para policiais civis são antecipadas em quatro anos
Sindpoc reforça compromisso com a saúde dos policiais civis em reunião do Planserv
Investigador é baleado durante operação em Itapitanga; Sindpoc presta solidariedade à família
ATENÇÃO, ASSOCIADOS!
Sindpoc prestigia Seminário de Criminologia
Diretores do Sindpoc participam de evento da Cobrapol
Geral
Durante evento no DPT, perito técnico destaca importância da "Necropapiloscopia" para identificação de ossadas humanas
- Por Administrador
- 25 janeiro 2019 22:06
O primeiro " Café com Ciência" deste ano, promovido pelo curso de "Antropologia Florense", do Departamento de Polícia Técnica da Bahia(DPT), debateu sobre a repercussão estadual de um caso que, através da técnica necropapiloscópica, conseguiu fazer a identificação da ossada humana, no interior baiano, em apenas 1 dia.
O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira(25), na Centro de Estudos do Departamento de Polícia Técnica(DPT), localizado em Salvador. O público foi comnoticiao por peritos técnicos
e peritos médico-legais da capital e do interior.
O perito técnico Elson Gonçalves, lotado na 21° Coordenadoria Regional de Polícia Técnica( CRPT) de Itapetinga, responsável pela identificação da ossada humana da jovem Keilane Silva de Oliveira, 13 anos, do município de Itororó, que estava grávida e desaparecida, destacou durante palestra a importância da técnica necropapiloscópica ao processo de identificação dos cadáveres." O corpo estava em estado avançado de decomposição. Geralmente, nesses casos, indica-se o exame de DNA. Entretanto, através do exame necropapiloscópico, foi possível conseguirmos identificar o corpo em apenas 1 dia. Com o DNA o resultado iria demorar muito mais tempo para ser obtido", ressalta o perito técnico Elson Gonçalves, ao salientar a satisfação em realizar um trabalho que, de forma extremamente rápida, ajudou a diminuir a dor e a angústia da família que estava à procura do ente querido.
O Segundo Vice-Presidente do SINDPOC e perito técnico lotado na Corregedoria Regional de Policía Técnica( CRPT) de Ilhéus, Diego Messias, o exame necropapiloscópico além de ser rápido, é uma técnica de baixo custo ao Governo do Estado. "O SINDPOC está atento aos trabalhos realizados pelos nossos peritos técnicos e ao tratamento dispensado pela gestão do DPT a nossos peritos. Fizemos questão de custear o deslocamento de Elson Gonçalves de Itapetinga à Salvador para que pudesse participar do evento. Vamos contribuir, sempre que possível, para que novas técnicas de identificação sejam implementadas e compartilhadas, além de lutarmos pela valorização dos nossos peritos", pontua o dirigente sindical.
ASCOM SINDPOC
[gallery link="file" ids="4328,4327,4326,4325,4324"]
Notícias Relacionadas
Geral

Departamento jurídico