Novidades
Emissão gratuita da nova Carteira Nacional de Identidade para policiais civis
Sindpoc celebra conquistas da categoria em Cruz das Almas
Jurídico do Sindpoc promove investigador para Classe Especial
Lavagem do Bonfim: " Celebramos a conquista da Integralidade e da Paridade !"
Carnaval 2026: Sindpoc, FNN e MTA propõem projetos de combate à violência às mulheres
Sindpoc participa da cerimônia de posse da nova diretoria do Sinppspeb
Sindpoc solicita correção na Avaliação de Desempenho Funcional dos policiais civis da Bahia
- Por João Daniel Mendes Santos da Conceição
- 14 outubro 2025 19:17
Sindpoc solicita correção na Avaliação de Desempenho Funcional dos policiais civis da Bahia
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Eustácio Lopes, protocolou um ofício ao delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, André Viana, na tarde desta terça-feira (14), para solicitar a correção no processo de Avaliação de Desempenho Funcional dos policiais civis da Bahia. O documento destaca a necessidade de respeitar a legislação vigente, especificamente a Lei Orgânica da Polícia Civil (Lei 11.370/2009) e o Decreto 17.972/2017, que determinam que as avaliações devem ser realizadas pelos chefes imediatos dos servidores.
No ofício, o Sindpoc menciona que diversos filiados apontaram preocupações relativas à condução das avaliações que estão em desacordo com as normas estabelecidas, o que pode prejudicar os policiais civis no certame de promoção de 2025/2026. O sindicato ressalta que a legislação não foi atualizada para incluir esse novo formato de avaliação, comprometendo a justiça do processo.
"Olá, colegas policiais civis. Nós protocolamos ao Delegado-Geral o nosso ofício para garantir um processo de avaliação justo e que você seja avaliado pelo seu chefe imediato. No caso dos investigadores, o chefe de SI. No caso dos escrivães, o coordenador de cartório. E, no caso do plantão, o coordenador de plantão. Então, siga o protocolo para garantir o seu direito, para garantir que a sua avaliação seja justa, que você tenha a sua promoção, que ele garanta o seu direito", destaca o presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes.
Além do protocolo formal, o dirigente sindical entregou o ofício diretamente ao delegado-geral. "André Viana recebeu nosso ofício em mãos e disse que vai solicitar à equipe técnica a verificação para que o processo ocorra conforme preconiza a Lei Orgânica da Polícia Civil e o decreto de Promoção".
A comitiva do Sindpoc foi composta também pelos diretores Roberto Cerqueira e Érico Araújo que apoiam a reivindicação da categoria.

Departamento jurídico