Suicídio entre policiais bate recorde no Brasil

Suicídio entre policiais bate recorde no Brasil

O assunto é tema do curta metragem " Uma bala" disponível a partir de  27 de setembro

Em 2023, 118 policiais civis e militares  se suicidaram  no Brasil. Um número muito maior que o de polícias que perderam a vida em confrontos. Tais dados foram divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024. Somente na Bahia, pelo menos um policial por mês tenta suicídio, sem contar os  números que não foram revelados. Este é o tema do curta metragem "Uma bala" que estará disponível gratuitamente no YouTube e Vimeo da produtora Cinekaal, no dia 27 de setembro.

“Em um país com números elevados de violência, homens e mulheres se expõem todos os dias para servir e proteger a população em geral, mas quem protege essas pessoas? Vivemos em uma sociedade que foi educada a odiar os policiais.  Durante o " Setembro Amarelo", mês de prevenção ao suicídio, será que os policiais também são uma preocupação das pessoas em geral ou não estão incluídos nesta lista?”, questiona Kassia Luana, roteirista, e produtora executiva do filme.

Depressão, pânico, e ansiedade são algumas das causas desses números alarmantes. Salários defasados, déficit estimado em mais de 12 mil policiais no efetivo (somente na Bahia), falta de combustível, carga horária desumana, corrupção em diversos níveis, pressão da família, da população, e do sistema em geral. Como lidar com todas essas questões mantendo a saúde física e mental? O curta “Uma Bala” é uma provocação e um alerta: quem cuida de quem cuida de nós?

Lançamento no dia 27 de Setembro no YouTube e Vimeo da Cinekaal

Link: https://youtu.be/9_szIHmGlZw