Sindpoc esclarece dúvidas da categoria sobre proposta de Reestruturação Salarial

Em um esforço para esclarecer a proposta de reestruturação salarial recentemente protocolada pelas entidades da segurança pública, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Eustácio Lopes, anunciou uma série de vídeos explicativos sobre a nova forma de remuneração-subsídio. O objetivo é garantir que todos os colegas entendam as mudanças e os impactos em suas remunerações.

No episódio de hoje, Eustácio Lopes destaca a importância de compreender as verbas indenizatórias, como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, e diárias. Para discutir esses pontos, o presidente convidou Marcos Maurício, diretor da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).

Marco Maurício iniciou a explicação detalhando a estrutura da tabela de subsídio, que é dividida em três partes: a parcela única, as vantagens individuais, e as indenizações, conhecidas como verbas indenizatórias. Segundo Maurício, as verbas indenizatórias, que incluem auxílio-alimentação, auxílio-transporte, e diárias, são adicionadas ao subsídio enquanto o servidor está na ativa.

No entanto, é importante entender que essas verbas não são computadas para a aposentadoria. "Trabalhando com essa verba indenizatória, como o presidente falou, a alimentação, o transporte, e as diárias, não vão computar para a aposentadoria, apenas compõem o corpo do subsídio enquanto você estiver na ativa", explicou Marcos Maurício.

"Então,  essas verbas indenizatórias, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, diárias, quando nos aposentamos, elas não fazem parte da nossa remuneração", finalizou Eustácio Lopes.

A proposta de reestruturação salarial tem gerado diversas discussões entre os servidores, principalmente, sobre os impactos a longo prazo nas aposentadorias. As verbas indenizatórias são um componente significativo da remuneração atual, e a sua exclusão da aposentadoria levanta preocupações sobre a sustentabilidade financeira dos servidores aposentados.

Eustácio Lopes e a diretoria do Sindpoc continuam a trabalhar para fornecer todas as informações necessárias aos colegas, buscando garantir uma transição transparente e justa para o novo modelo de remuneração-subsídio. Novos vídeos serão lançados em breve, abordando outros aspectos da proposta e respondendo às dúvidas dos servidores.