DECEMBER 9, 2022
GERAL

“Me dedico muito para elucidar os crimes: pode ser em qualquer dia ou em qualquer hora”, revela investigador

post-img

O investigador Militão Santos do Rosário foi homenageado durante Sessão Especial na Câmara Municipal de Valença. O policial civil foi agraciado, neste mês de julho, com uma Moção de Aplausos por causa dos seus serviços prestados ao município no combate à violência e ao crime organizado.

O reconhecimento do empenho profissional de Militão, de 43 anos, tem como objetivo estimular e prestar uma homenagem à dedicação dos policiais civis que trabalham em prol da segurança pública do município. Valença é uma cidade conhecida pelos elevados percentuais de crimes relacionadas ao tráfico de drogas e às facções criminosas. A homenagem foi uma iniciativa do mandato do vereador  Bertolino Júnior. 

“É gratificante ter esse reconhecimento pela sociedade valenciana, apesar da gente não ter esse reconhecimento por parte do governo. Estamos lutando pela nossa reestruturação salarial porque a gente ganha muito pouco e ter essa valorização pelo parlamento da cidade é muito bom, demonstra que estamos trabalhando no caminho certo”, celebra o investigador. 

O servidor ingressou na Polícia Civil há 8 anos, e tem graduação em Gestão Pública. Para ele, atuar como investigador “é ser o profissional que ouve o clamor popular e que possui contato direto com as pessoas”. De acordo com Militão, o principal desafio da profissão "é a fraca legislação que deixa o policial vulnerável e, muitas vezes, acaba protegendo mais o investigado por causa de brechas inconsistentes". 

O investigador também trabalhou durante cinco anos na Penitenciária Lemos de Brito, no bairro da Mata Escura, em Salvador, antes de se tornar investigador, e conta que teve “diversas experiências que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional”.

Militão também revelou a sua devoção à profissão ao mencionar que "exerce seu papel independentemente de sua condição física, compromissos pessoais, e carga horária, realidade essa que faz parte do dia a dia da maior parte  dos servidores da segurança pública". 

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Eustácio Lopes, parabeniza o investigador pela homenagem e ressalta que “o enaltecimento por parte do poder público é muito importante, mas, também, é necessário proporcionar salários mais justos e bonificações compatíveis aos esforços que os servidores realizam”.

Cart