DECEMBER 9, 2022
GERAL

Jurídico do Sindpoc celebra absolvição de investigadores acusados de terem cometido crime de racismo

post-img

Jurídico do Sindpoc celebra absolvição de investigadores acusados de terem cometido crime de racismo

O Sindpoc anuncia  mais uma conquista do departamento jurídico! Quatro investigadores, associados ao Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), foram absolvidos das acusações de racismo em uma abordagem policial.

Os investigadores  enfrentaram acusações graves de discriminação racial que teriam ocorrido durante o exercício de suas funções. A defesa foi conduzida pelos advogados criminais do Sindpoc João Teles, Marcelo Duarte e Oberdan Valdez que apresentaram a inexistência de elementos que comprovassem o crime imputado.

Após instrução criminal na primeira instância, a justiça finalmente foi alcançada com a sentença absolutória de todos os acusados. No entanto, o Ministério Público não se conformou com a decisão e recorreu ao Tribunal de Justiça, buscando a reversão da sentença.

O Tribunal de Justiça manteve a absolvição dos investigadores, corroborando a posição da defesa e reconhecendo a falta de evidências que sustentassem as acusações de racismo. Esta decisão finaliza uma longa jornada que reafirma a confiança no sistema judiciário e nos direitos fundamentais.

Marcelo Duarte também celebrou o desfecho favorável, ressaltando o impacto positivo que a decisão terá para a imagem dos policiais e para a confiança pública nas instituições de segurança."Esse processo foi uma verdadeira vitória do Departamento jurídico do Sindpoc haja vista se tratar de uma injustiça grande acusar quatro investigadores de polícia com  históricos funcionais irretocáveis e elogiados por todos os delegados que trabalham, inclusive, por se tratarem de policiais zelosos com a prática policial, reconhecidos na instituição por serem combativos e, neste processo, foram acusados por um  crime tão grave como o de racismo. Portanto, essa vitória merece ser comemorada".

O caso, que teve ampla repercussão, levanta questões importantes sobre o papel da justiça na apuração de denúncias de racismo e a responsabilidade de todos os envolvidos em assegurar que as acusações sejam fundamentadas em evidências concretas.

A diretoria juridica do Sindpoc, comemorou a decisão, destacando a dedicação dos seus advogados e a importância de proteger os direitos de seus associados. A manutenção da absolvição é vista como um marco na defesa dos direitos dos policiais civis e uma reafirmação do compromisso com a justiça e a igualdade.

Cart