sexta-feira 19 outubro 2018

Justiça determina pagamento de abono permanência a servidor

JUSTICA
SINDPOC tem ajuizado ações requerendo o benefício e tem alcançado resultados positivos
 O departamento jurídico do SINDPOC obteve uma nova vitória em favor de seus associados. Desta vez, o favorecido foi o servidor Josenildo Cerqueira da Silva, que teve o direito de receber o abono de permanência reconhecido pela Justiça.

Lamentavelmente, muito embora a Lei Complementar n.º 144/2014 tenha trazido novas regras para o processo de aposentação do servidor policial, o Estado da Bahia vem criando dificuldades na concessão do benefício, levando a um desnecessário e volumoso ajuizamento de demandas.

O entendimento da Procuradoria Geral do Estado é de que a parcela é devida apenas para servidores que cumprem o período mínimo de contribuição e efetivo exercício na atividade policial (15 anos mulher, 20 anos homem), e que a Lei Complementar não teria alterado a regra da idade mínima para aposentação fixada na Constituição.

Neste sentido, através de diversas ações movidas pelo departamento jurídico do SINDPOC, o Poder Judicário vem reconhecendo as ilegalidades perpetradas pelo governo do Estado. Por entender que a referida lei regulou de modo absoluto a matéria, tem determinado assim que os policiais que preenchem o requisito passem a perceber o benefício.

“Ao contrário de outros estados, o Estado da Bahia novamente prefere judicializar questões que poderiam ser perfeitamente solucionadas administrativamente. Felizmente, o Judiciário está atento a isso”, salientou o advogado responsável pelo processo, Mhércio Monteiro.

O SINDPOC comemora mais essa ação judicial em favor do trabalhador. “Primeiramente parabenizo o servidor por essa conquista; e quero parabenizar também toda a equipe jurídica do sindicato, que através desse apoio e parceria vem se revelando cada vez mais eficiente e eficaz na luta pela garantia dos direitos dos policiais, ajudando a consolidar essa relação mais próxima com a categoria”, ressaltou o presidente do SINDPOC e da Feipol/Nordeste, Marcos Maurício ao destacar a importância da associação ao sindicato. “Temos uma estrutura grande e que requer esforço para mantê-la, por isso é necessário contarmos com a participação de todos”, concluiu.

Ascom – SINDPOC