quarta-feira 22 novembro 2017

Complexo Policial dos Barris está completamente abandonado

Complexo Policial dos Barris

SINDPOC já denunciou a situação aos gestores da Polícia civil, mas até agora nada foi feito

Os diretores do SINDPOC seguem visitando as unidades e na última semana estiveram no Complexo Policial dos Barris, onde puderam constatar as precárias instalações do local. A delegacia é uma das principais de Salvador e também é conhecida como a ‘primeira delegacia’ da cidade. No complexo funciona ainda a sede da Polinter.

Hoje o lugar encontra-se à míngua. Todas as paredes estão rachadas e úmidas. Na recepção, existe um grande buraco no teto que, volta e meia, despenca um pedaço de reboco em cima de algum usuário que está lá para registrar alguma queixa. O lixo está por todos os lados; mato alto e ratos fazem parte do cenário. No espaço chamado ‘cartório’, onde ficam arquivados os procedimentos, vê-se o improviso de calhas para quando vier à chuva não molhar os equipamentos e até mesmo os servidores que ali trabalham.

Os sindicalistas já estiveram no local outras vezes e denunciaram as mazelas que viram aos gestores da Polícia Civil, no entanto, nada foi feito a fim de solucionar definitivamente a situação. O que fazem são remendos através de obras intermináveis e paliativas. “Talvez na tentativa de maquiar a verdadeira situação, durante nossa visita encontramos uma equipe de policiais de plantão, bem no meio da sujeira e do abandono do prédio”, comentou o secretário-geral do sindicato Bernardino Gayoso, ao lamentar o fato de a Polícia Civil não olhar para o servidor com responsabilidade, submetendo-o a trabalhar em locais insalubres e inapropriados.

“Vamos denunciar, mais uma vez, as péssimas condições da unidade aos órgãos competentes, afinal, não podemos aceitar tamanho descaso tanto com o servidor como com a população, pois são eles que sofrem com isso”, afirmou o vice-presidente, Eustácio Lopes.

Texto: Michele Coutinho