quarta-feira 22 novembro 2017

Velório em frente à sede da Polícia Civil marca sepultamento do Programa Pacto Pela Vida

velorio-4

A Bahia ocupa pelo sétimo ano consecutivo o primeiro lugar em mortes violentas

Quem passou pela região da Praça da Piedade na manhã desta sexta-feira (11) se deparou com um velório a céu aberto, sendo realizado em frente à sede da Polícia Civil. O cenário foi montado pelo SINDPOC para simbolizar o sepultamento do Programa Pacto Pela Vida, do Governo do Estado. O protesto é contra a falta de valorização do policial civil e ao sucateamento da instituição

Os dados estatísticos comprovam: atualmente a Bahia é líder nacional pelo sétimo ano consecutivo em mortes violentas. O Estado lidera também o ranking em furtos e roubos de veículos automotores. A soma das mortes violentas durante a gestão do atual secretário chega a quase 40 mil em pouco menos de sete anos, o que demonstra o quanto esse modelo de gestão de segurança trazido para a Bahia é ruim e ineficaz.

Ao passo que a violência aumenta, gastos desnecessários são realizados em obras faraônicas, como a construção do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, que custou aos cofres públicos mais de 250 milhões de reais segundo dados do próprio governo. Enquanto isso as delegacias, locais destinados ao atendimento da população, seguem sem nenhuma estrutura, com instalações elétricas e hidráulicas comprometidas, banheiros fétidos e danificados; e os servidores sem a mínima condição de trabalho, com coletes a prova de balas e munições vencidas e toda sorte de males.

A manifestação, que já aconteceu em Ilhéus e Serrinha, faz parte de uma agenda de mobilizações promovidas pelo sindicato para denunciar o resultado negativo do programa estadual de Segurança Pública.

A categoria reivindica reestruturação salarial; melhores condições de trabalho; designação imediata dos policiais civis que foram nomeados; nomeação dos que concluíram o curso em 2014 e dos peritos que fizeram concurso no mesmo ano; promoção imediata e reconhecimento da aposentadoria especial.

Ascom SINDPOC

Por Michele Coutinho