Novidades
Sindpoc parabeniza policiais do Denarc e CORE pela captura de suspeito do homicídio de Mãe Bernadete
Sindpoc anuncia Seminário em Eunápolis na próxima segunda-feira (15)
Delegacias de Vera Cruz, Itaparica, Salinas das Margaridas, Nazaré e Valença recebem visita do Sindpoc
Diretor do Sindpoc discute sobre a segurança pública de Ilhéus durante entrevista
Investigador da Polícia Civil ministra palestras para jovens de escolas públicas sobre inteligência emocional
Nota de Solidariedade do Sindpoc à advogada Ana Patrícia Dantas Leão
SINDPOC visita DT de Itapebi nesta terça-feira (21)
- Por Felipe dos Santos Conceição
- 24 setembro 2021 12:08

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC) visitou a Delegacia Territorial (DT) de Itapebi na última terça-feira (21). A unidade mantém as atividades com apoio de servidores realocados pela prefeitura porque não possui efetivo.
Durante a visita conduzida pelo diretor jurídico do sindicato, Roberto Cerqueira, quatro vítimas de roubo na Rodovia 101 chegaram para fazer o boletim ocorrência. A DT de Itapebi não possui investigadores, escrivães ou delegado titular, fator pelo qual as vítimas saíram da delegacia sem a certeza da resolução do crime, apenas com o documento do registro em mãos.
Com o abandono do Governo do Estado no que diz respeito à insuficiência de efetivo na unidade, a prefeitura de Itapebi assumiu a responsabilidade e dispôs de dois servidores que trabalham na função de escrivães ad hoc, registrando boletins de ocorrência.
A prefeitura do município também é responsável por fornecer os materiais de escritório e de limpeza para utilização na unidade.
A delegacia, que é integrante da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN) de Eunápolis, possui um custodiado da justiça que ainda não foi encaminhado para unidade prisional e não apresenta as condições mínimas para prestar atendimento ao público de forma adequada, assim como, sem equipamentos necessários para exercer a investigação criminal.
O SINDPOC chama a atenção para o fato de que, apesar da recente nomeação de 39 novos investigadores, a Polícia Civil do Estado da Bahia seguirá enfrentando o déficit no preenchimento de seus quadros, impedindo a cobertura total das necessidades de delegacias no interior do Estado.
O sindicato pede que o Governo do Estado convoque novo concurso para que seja possível atender as demandas da sociedade que, a exemplo das Delegacias Territoriais visitadas pelo SINDPOC, sofrem com a ausência de servidores da Polícia Civil para promover a segurança.