DECEMBER 9, 2022
Geral

Nota de repúdio

post-img

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc) vem a público manifestar total repúdio às demissões arbitrárias dos dirigentes sindicais Bruno Carianha, Marcelo da Rocha Oliveira e Helivaldo Passos de Alcântara que foram demitidos pela Prefeitura Municipal de Salvador.

A medida adotada contra os dirigentes sindicais representa um grave ataque à liberdade de organização e à atuação legítima das entidades representativas dos trabalhadores. A atividade sindical é um direito assegurado constitucionalmente e um instrumento fundamental para a defesa de melhores condições de trabalho, valorização profissional e respeito ao serviço público.

Punir um líder sindical pelo exercício de suas funções fragiliza o diálogo democrático e compromete princípios básicos que sustentam as relações institucionais em uma sociedade democrática. A atuação sindical não pode ser tratada como ato de indisciplina ou insubordinação, mas como expressão legítima da organização coletiva dos trabalhadores.

Medidas dessa natureza sinalizam um preocupante precedente de perseguição política e tentativa de intimidação de lideranças que cumprem seu papel na representação de seus pares.

Manifestamos nossa solidariedade a Bruno Carinhanha (@brunocarianha ), Marcelo da Rocha Oliveira e Helivaldo Passos de Alcântara, e que a luta por respeito, dignidade e valorização profissional seja conduzida com diálogo, responsabilidade e observância às garantias constitucionais.

O Sindpoc se coloca ao lado das entidades sindicais e dos trabalhadores na defesa intransigente da liberdade sindical, da democracia e do fortalecimento do serviço público.

#notaderepúdio 
#sindicalismo 
#luta

Notícias Relacionadas

Cart