Novidades
Homenagem
Avanços na Polícia Civil
Sindpoc realiza Café da Manhã em homenagem às mulheres da 9ª Coorpin
Presidente do Sindpoc parabeniza policiais civis pelo sucesso da Operação Unum Corpus
Perito aposentado de 103 anos agradece ao Sindpoc: "Tenho muito orgulho do meu sindicato!"
Novo Delegado-Geral recebe Sindpoc e entidades sindicais das Polícias Civil e Técnica
Sindpoc participa de seminário sobre o suicídio entre policiais civis
- Por Felipe dos Santos Conceição
- 26 setembro 2024 14:52

Setembro Amarelo
Sindpoc participa de seminário sobre o suicídio entre os servidores da segurança pública
O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc) participou do I seminário "Cuidando de quem cuida da Segurança Pública '", promovido pela Delegacia de Polícia de Catu, que ocorreu no Espaço Multicultural da cidade, na última quarta-feira (25).
O evento discutiu a importância da implementação de medidas que visem combater os casos recorrentes de suicídios entre os servidores da segurança pública. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, atentar contra a própria vida superou as mortes por confronto à criminalidade entre os policiais militares, no ano de 2023. Além disso, houve crescimento de 26,2% na taxa de suicídios de policiais civis e militares, totalizando 110 casos.
Nesse contexto, o seminário demonstrou a necessidade de cuidar da saúde mental e emocional dos profissionais responsáveis por proteger e manter a ordem da sociedade. Devido à exposição perante situações de perigo e potencialmente traumáticas, a função policial pode ocasionar Transtornos de Estresse Pós-Traumático (TEPT), ansiedade, depressão, e outras complicações ao quadro clínico dos servidores.
Na ocasião, Eustácio reforçou a necessidade do servidor observar os sinais de adoecimento mental que costumam ser sutis. " É preciso que cuidemos uns dos outros. É fundamental também podermos contar com o apoio e a ajuda de quem está ao nosso redor ", frisou o presidente.
Além de Eustácio, estiveram presentes ao evento, a secretária-geral, Luciene Rodrigues, o diretor financeiro, Agrimaldo Souza, a diretora administrativa, Normízia Alves, e a investigadora associada à entidade, Carla Sandra.