Novidades
Sindpoc visita Delegacias da Regional de Jacobina e Senhor do Bonfim
XXVI Congresso Nacional da Cobrapol é aberto pelo Delegado-Geral André Viana
Homenagem
Avanços na Polícia Civil
Sindpoc realiza Café da Manhã em homenagem às mulheres da 9ª Coorpin
Presidente do Sindpoc parabeniza policiais civis pelo sucesso da Operação Unum Corpus
Sindpoc esclarece dúvidas da categoria sobre proposta de Reestruturação Salarial
- Por Felipe dos Santos Conceição
- 25 julho 2024 15:56

Em um esforço para esclarecer a proposta de reestruturação salarial recentemente protocolada pelas entidades da segurança pública, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Eustácio Lopes, anunciou uma série de vídeos explicativos sobre a nova forma de remuneração-subsídio. O objetivo é garantir que todos os colegas entendam as mudanças e os impactos em suas remunerações.
No episódio de hoje, Eustácio Lopes destaca a importância de compreender as verbas indenizatórias, como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, e diárias. Para discutir esses pontos, o presidente convidou Marcos Maurício, diretor da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).
Marco Maurício iniciou a explicação detalhando a estrutura da tabela de subsídio, que é dividida em três partes: a parcela única, as vantagens individuais, e as indenizações, conhecidas como verbas indenizatórias. Segundo Maurício, as verbas indenizatórias, que incluem auxílio-alimentação, auxílio-transporte, e diárias, são adicionadas ao subsídio enquanto o servidor está na ativa.
No entanto, é importante entender que essas verbas não são computadas para a aposentadoria. "Trabalhando com essa verba indenizatória, como o presidente falou, a alimentação, o transporte, e as diárias, não vão computar para a aposentadoria, apenas compõem o corpo do subsídio enquanto você estiver na ativa", explicou Marcos Maurício.
"Então, essas verbas indenizatórias, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, diárias, quando nos aposentamos, elas não fazem parte da nossa remuneração", finalizou Eustácio Lopes.
A proposta de reestruturação salarial tem gerado diversas discussões entre os servidores, principalmente, sobre os impactos a longo prazo nas aposentadorias. As verbas indenizatórias são um componente significativo da remuneração atual, e a sua exclusão da aposentadoria levanta preocupações sobre a sustentabilidade financeira dos servidores aposentados.
Eustácio Lopes e a diretoria do Sindpoc continuam a trabalhar para fornecer todas as informações necessárias aos colegas, buscando garantir uma transição transparente e justa para o novo modelo de remuneração-subsídio. Novos vídeos serão lançados em breve, abordando outros aspectos da proposta e respondendo às dúvidas dos servidores.