Novidades
Investigador Raphael Rangel é indicado para a diretoria de base do Sindpoc
Seminário na 18ª Coorpin aprova OIP com valorização salarial
Saúde Itinerante do Planserv Beneficia Policiais Civis em Paulo Afonso
Sindpoc realiza seminário em Paulo Afonso e fortalece debate sobre direitos da categoria
Ótica Noronha e Sindpoc firmam parceria: "Descontos exclusivos para associados!
Sindpoc promove seminário no Complexo Policial de Paulo Afonso para planejar as ações de 2026
UFBA sela parceria com entidades para construção de uma segurança pública cidadã
- Por Felipe dos Santos Conceição
- 17 novembro 2023 15:31
Um dos objetivos do projeto consiste em disponibilizar um curso de Mestrado Profissional destinado aos servidores da segurança pública baiana
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o objetivo de abrir um amplo debate sobre o atual quadro da segurança pública baiana convidou o Sindpoc, a AEPEB-Sindicato, a PM-BA, a (PC-BA), o (MPE), o (MPF), a (SSP-BA), o Corpo de Bombeiros, e a Guarda Portuária para elaboração de um projeto que visa promover um trabalho de formação acadêmica dos servidores, apontar perspectivas para redução dos índices de violência, e construção de uma Segurança Pública cidadã que foque no respeito aos Direitos Humanos.
As reuniões estão ocorrendo na sala do Conselho da Reitoria da UFBA e a iniciativa é do vice-reitor e professor Penildon Silva, após alguns diálogos com os servidores da segurança pública Agrimaldo Souza e Carla Sandra Vieira, juntamente com a professora Drª. Ivone Freire, e os professores, Dr° Júlio Rocha e o professor Dr° Misael França, que também estão integrados na construção do projeto. Em março será realizado um Workshop e a iniciativa tem como uma das finalidades oferecer um curso de Mestrado Profissional voltado aos servidores que trabalham na segurança pública da Bahia.
O diretor do Sindpoc, Agrimaldo Souza, explica que a UFBA montou um Grupo de Trabalho (GT) que está analisando dados estatísticos, ações, e políticas públicas que conseguiram obter êxito no Brasil e em outros países. " Após nossas análises e reflexões vamos apresentar ao Governo do Estado um projeto destinado à segurança pública do nosso Estado e que pretende também contribuir com a formação acadêmica dos nossos servidores", celebra.
Para o diretor de Comunicação adjunto do Sindpoc, Vinicius Jacob, a iniciativa da UFBA "pretende promover um debate amplo que vai analisar desde questões sociais até às operacionais, do cotidiano dos servidores, e da segurança pública do nosso Estado ".
A reunião que ocorreu na última quinta-feira (16), contou também com a participação do presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes; do presidente da Aepb-Sindicato, Jefferson Barllito; dos diretores do Sindpoc Reonei Menezes e Edvaldo Santos, e de representantes das demais entidades.

Departamento jurídico