Na manhã desta quarta-feira (08/03), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a diretoria do SINDPOC, representada pela vice-presidente Ana Carla Souza e pela secretária-geral Luciene Rodrigues, juntamente com escrivã Cirlene Anjos, visitaram a deputada Soane Galvão (PSB), parlamentar que está na função de presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
No encontro com a deputada foi debatido o caso da EPC Cirlene, que foi vítima de importunação sexual dentro de um ônibus de viagem com destino a Salvador, na semana passada. O caso teve grande repercussão na imprensa e entre pessoas políticas.
Ao final da reunião ficou decido que a temática terá prioridade e será acompanhada de perto pelas 10 integrantes da comissão. Também ficou deliberado que o SINDPOC encaminhará para a comissão as principais demandas do público feminino dentro da Polícia Civil (PC-BA), bem como proposições a fim de que haja avanços futuros.
Audiência Pública em homenagem ao Dia da Mulher
Após se reunirem com a deputada Soane Galvão, as representantes do SINDPOC e a EPC Cirlene Anjos participaram de uma audiência pública que tratou sobre o “Direito das Mulheres”, pautando a falta de Delegacias da Mulher (DEAMs) no estado e relatando o caso de importunação sofrida pela escrivã.
Luciene Rodrigues falou sobre como foi a manhã desta quarta-feira na ALBA. “Nossa reunião na comissão de Direitos da Mulher na AL-BA, junto às deputadas, foi proveitosa. Pudemos acompanhar as pautas trazidas pelas próprias deputadas com relação às DEAMs de todo o Estado da Bahia. Sentimos que elas estão preocupadas e empenhadas em mudar a realidade, a exemplo da falta de DEAMs nas cidades da RMS e do interior com mais de 50 mil habitantes”.
A diretora da Secretaria-Geral do SINDPOC prosseguiu dizendo que há preocupação entre as deputadas quanto ao atendimento prestado às vítimas que buscam a Delegacia da Mulher. “Observamos o interesse das parlamentares em melhorar não só atendimento às vítimas de violência doméstica, mas também em dá celeridade e capacitação para os policiais nessas unidades especializadas. Podemos sentir o apoio e a solidariedade das parlamentares no caso da colega Cirlene vítima de importunação sexual. Na oportunidade solicitamos das deputadas uma agenda onde levaremos propostas de melhorias no tocante às DEAMs, bem como às demandas da categoria”, explicou Rodrigues.
Participante da audiência, a escrivã Cirlene Anjos teve uma perspectiva positiva do acolhimento e propostas de ação das deputadas. “Pelo que vi na AL-BA está disponível a fazer, eu acho que alguma coisa vai mudar. O governador também já sinalizou que muita coisa já é do interesse dele mudar, dar uma ampliação de verbas na Polícia Civil, modificação em concursos também, porque não tem suprido a quantidade de vagas abertas, para ampliar o atendimento das pessoas na DEAM de forma profissional. As deputadas se comprometeram a atuar e nos receber em outros momentos com um projeto já pronto para resolver de fato”.
Participaram da audiência as seguintes deputadas: Olivia Santana (PCdoB), Fabiola Mansur (PSB), Fátima Nunes (PT), Claudia Oliveira (PSD), Ludmila Fiscina (PSD), Neusa Cadore (PT) e Maria Del Carmen (PT).