DECEMBER 9, 2022
GERAL

Policiais civis do Complexo dos Barris aderem à campanha do Movimento "Juntos Somos + Fortes"

post-img

Como mais uma atividade da campanha "Assédio na Polícia Civil Não é Brincadeira! Denuncie!" representantes das entidades que compõem o Movimento "Juntos Somos + Fortes" fizeram uma visita ao Complexo Policial dos Barris, nesta quinta-feira (19), onde apresentaram os objetivos da campanha, explicaram o modus operandi das práticas de assédio, tiraram dúvidas e orientaram os servidores sobre a judicialização das denúncias e os órgãos públicos que devem ser procurados.

Para o advogado Marcelo Duarte, a campanha reforça o comprometimento de todos na luta por um ambiente de trabalho saudável e que garanta dignidade aos profissionais, com o objetivo de chamar atenção dos gestores no que tange ao problema, principalmente, em relação à nova onda de assédio sexual contra as servidoras.

Marcelo Duarte pontua que o ato de criticar constantemente, sobrecarregar o servidor-vítima, passar tarefas humilhantes ou impossíveis de se fazer, ignorá-la deliberadamente, divulgar boatos a seu respeito, falar aos gritos, ameaçar com violência ou dificultar promoções são algumas atitudes que podem configurar assédio moral. " Em determinadas situações, o assédio pode caracterizar crime se o superior hierárquico com a finalidade de obter favorecimento sexual vier a constranger um subordinado, seja do sexo masculino ou feminino, ou do mesmo sexo. Quem assedia pode responder pelo crime, além de procedimento administrativo disciplinar", assegura.

Marcelo Duarte ressalta que a campanha "Assédio na Polícia Civil Não é Brincadeira! Denuncie!" irá utilizar vídeos educativos que além de orientar os servidores, vão ajudar a "encorajar" as vítimas para que denunciem os casos de assédio moral ou sexual no trabalho. O advogado sugere que os servidores anotem os detalhes referentes às situações de assédio e guardem gravações, fotos ou documentos que possam servir de provas em procedimentos administrativos ou judiciais, conforme orientação do Ministério Público do Trabalho. “Identificar essas situações e trazer orientações para os associados sobre o que fazer para prevenir ou combater a prática foi uma brilhante estratégia criada pelas entidades que compõem o Movimento Juntos Somos + Fortes! Estão de parabéns pela iniciativa”, elogia Marcelo Duarte. Representantes da Polícia Federal também estiveram presentes ao ato político.

Ascom Movimento Juntos Somos + Fortes

Cart