DECEMBER 9, 2022
GERAL

Sindpoc participa de seminário sobre o suicídio entre policiais civis

post-img

Setembro Amarelo 

Sindpoc participa de seminário sobre o suicídio entre os servidores da segurança pública 

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc) participou do I seminário "Cuidando de quem cuida da Segurança Pública '", promovido pela Delegacia de Polícia de Catu, que ocorreu no Espaço Multicultural da cidade, na última quarta-feira (25). 

O evento discutiu a importância da implementação de medidas que visem combater os casos recorrentes de suicídios entre os servidores da segurança pública. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, atentar contra a própria vida superou as mortes por confronto à criminalidade entre os policiais militares, no ano de 2023. Além disso, houve crescimento de 26,2% na taxa de suicídios de policiais civis e militares, totalizando 110 casos. 

Nesse contexto, o seminário demonstrou a necessidade de cuidar da saúde mental e emocional dos profissionais responsáveis por proteger e manter a ordem da sociedade. Devido à exposição perante situações de perigo e potencialmente traumáticas, a função policial pode ocasionar Transtornos de Estresse Pós-Traumático (TEPT), ansiedade, depressão, e outras complicações ao quadro clínico dos servidores. 

Na ocasião, Eustácio reforçou a necessidade do servidor observar os sinais de adoecimento mental que costumam ser sutis. " É preciso que cuidemos uns dos outros. É fundamental também podermos contar com o apoio e a ajuda de quem está ao nosso redor ", frisou o presidente.

Além de Eustácio, estiveram presentes ao evento, a secretária-geral, Luciene Rodrigues, o diretor financeiro, Agrimaldo Souza, a diretora administrativa, Normízia Alves, e a investigadora associada à entidade, Carla Sandra.

Cart