logo (71) 3016-4541
logo contato@sindpoc.org.br
Terça-feira, 30 de Jun de 2020 10:28

Ministério da Justiça padroniza identificação funcional de todos os Policiais Civis dos 26 Estados e do Distrito Federal, medida entra em vigor no dia 1º de julho.

O Ministro da Justiça e Segurança Pública assinou nesta segunda-feira (29) a Portaria 320/2020, que estabelece a padronização de identificação de todos os policiais civis dos 26 Estados e Distrito Federal.
Conforme o texto publicado, a carteira de identidade funcional padrão estará disponíveis em formato físico, cartão e no formato digital, fornecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

A medida segue a área de competência do Ministério de coordenar e promover a integração da segurança pública em todo o território nacional, em cooperação com os entes federativos como prevê o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Ainda conforme a portaria, a identificação em formato digital atenderá aos requisitos de segurança, integridade, padronização, validade jurídica e interoperabilidade, além de estar vinculada ao QR-Code (Quick Responde Code), para permitir a facilitação na verificação dos dados.
Também fica revogada a portaria 885 de 18 de dezembro de 2019.

A portaria entre em vigor em 1º de julho de 2020.